Zanetti foi o responsável por levantar a taça da última Liga dos Campeões por times italianos
Reprodução / Getty Images
Zanetti foi o responsável por levantar a taça da última Liga dos Campeões por times italianos

A fase de grupos da principal competição de clubes do continente europeu, a Liga dos Campeões, começa nesta terça-feira (18), com quatro times italianos , que tentarão recolocar o futebol do país da bota no posto mais alto do torneio após oito temporadas.

Leia também: Após estreia na Juventus, Cristiano Ronaldo nega obsessão pela Champions

A última vez que um clube da Itália conquistou a Liga dos Campeões foi na temporada 2009/10, com a Inter de Milão de José Mourinho. Na ocasião, o time capitaneado pelo argentino Javier Zanetti bateu o Bayern de Munique por 2 a 0 e faturou o torneio pela terceira vez na história.

Desde então, os italianos foram finalistas em duas ocasiões, nas temporadas 2014/15 e 2016/17, ambas com a Juventus, e semifinalista em uma oportunidade, com a Roma, na edição passada.

Já nesta temporada, principalmente com Cristiano Ronaldo na Juve, o futebol italiano tem uma grande oportunidade de voltar a ver uma equipe local ser campeã da Champions. Além da Velha Senhora, os outros participantes da Itália são Roma, Inter de Milão e Napoli.

Juventus - Entre os quatro italianos, a Juventus é a que tem mais chances de brigar pelo título da competição. Além de contar com Cristiano Ronaldo, o clube bianconero vem apresentando um bom futebol na Série A, com quatro vitórias em quatro jogos.

O astro português finalmente anotou seus dois primeiros gols com a camisa bianconera, diante do Sassuolo, no último domingo (16), o que dará mais tranquilidade ao atacante nas próximas partidas.

Cristiano Ronaldo finalmente desencantou na Juventus e marcou dois gols contra o Sassuolo
Reprodução
Cristiano Ronaldo finalmente desencantou na Juventus e marcou dois gols contra o Sassuolo

Apesar disso, a Velha Senhora apresentou problemas na defesa, com quatro gols tomados no Campeonato Italiano. No grupo H da Champions, a Juventus estreará diante do Valencia, na Espanha. O momento para encarar o clube espanhol não poderia ser melhor, já que "Los Che" estão na 17ª posição de La Liga e não venceram nenhuma partida nas quatro primeiras rodadas.

Os outros clubes do grupos são Young Boys, líder do Campeonato Suíço com seis vitórias nos seis primeiros jogos da competição; e Manchester United, da Inglaterra, que está na oitava colocação da Premier League.

Napoli - Vice-líder da Série A e sob o comando do experiente Carlo Ancelotti, o Napoli tentará conquistar pela primeira vez em sua história a Liga dos Campeões. No entanto, o clube azzurro terá vida difícil. No grupo C da competição, os napolitanos estão na mesma chave que Liverpool, Paris Saint-Germain e Estrela Vermelha, que será seu primeiro adversário.

Você viu?

Leia também: Uefa é autorizada a criar novo torneio de clubes a partir da temporada 2021/22

No Campeonato Italiano, o time possui três vitórias nas quatro primeiras rodadas, tendo perdido apenas para a Sampdoria, por 3 a 0. Mesmo sob desconfiança da torcida, Ancelotti vem mudando taticamente a equipe e aos poucos tenta deixar para trás a filosofia de Maurizio Sarri.

O clube do sul da península novamente depositará as esperanças em seu forte ataque, composto por Lorenzo Insigne e Dries Mertens, além dos eficientes meio-campistas Allan e Marek Hamsík. Na estreia da competição, diante do Estrela Vermelha, nesta terça-feira, o Napoli pegará o líder do Campeonato Sérvio, que possui sete vitórias nas primeiras sete partidas do torneio.

Roma - Grande surpresa da temporada passada na Champions League, a Roma terá grandes possibilidades de passar de fase caso jogue um futebol semelhante ao apresentado na edição passada.

No entanto, atualmente nono colocado na Série A, o clube da capital ainda não despontou na temporada e possui apenas uma vitória nas quatro primeiras rodadas, além de dois empates. Os resultados ruins já colocam em dúvida o trabalho de Eusebio Di Francesco.

Na última rodada, a Roma foi alvo de críticas após o empate por 2 a 2 com o Chievo, no Estádio Olímpico, após estar na frente por dois gols de diferença. No grupo G, os giallorossi estrearão diante do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, na quarta-feira (19). Na chave ainda estão CSKA Moscou, da Rússia, e Viktoria Plzen, da República Tcheca.

Inter de Milão - De volta à Champions pela primeira vez em sete anos, a Internazionale tenta reconquistar seu prestígio no futebol mundial, mas o início de temporada do clube nerazzurro não é dos melhores.

Apenas na 17ª colocação do Campeonato Italiano, a Inter só venceu o Bologna, atual 18º lugar no torneio. Na última rodada, o time de Milão perdeu em casa por 1 a 0 para o recém-promovido Parma.

O contestado time do técnico Luciano Spalletti está no grupo B da Liga dos Campeões, e sua estreia será diante do Tottenham, nesta terça, em Milão. Além deles, Barcelona, da Espanha, e PSV, da Holanda, completam a chave.

Leia também: Sabia que a Liga dos Campeões já começou? E começou com uma voadora brutal

Para ir longe na Liga dos Campeões , a Inter precisará contar mais do que nunca com o apurado faro de gols de Mauro Icardi e Lautaro Martínez, além da segurança do goleiro Samir Handanovic.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!