Torcida do Barcelona levou ao Camp Nou uma bandeira com o rosto do técnico Guardiola, em sua despedida
AP
Torcida do Barcelona levou ao Camp Nou uma bandeira com o rosto do técnico Guardiola, em sua despedida

Pep Guardiola revolucionou o futebol mundial ao assumir o comando técnico do Barcelona em 2008. E pretende retornar ao clube catalão para encerrar sua carreira de treinador de clubes.

Leia também: Pep Guardiola defende José Mourinho: 'Técnico de primeira linha'

O atual treinador do Manchester City declarou sua vontade em entrevista ao ex-jogador argentino Jorge Valdano “Vou encerrar a minha carreira onde a comecei, os meus últimos passos vão ser na cantera do Barça”, afirmou  Guardiola . Um teaser da entrevista foi lançado no twitter oficial do canal Movistar+ onde o argentino tem um programa chamado Universo Valdano. O programa vai ao ar hoje.

Josef Guardiola tem 47 anos de idade e começou sua carreira no futebol como volante. Atuou no Barcelona, Brescia, Roma, Al-Ahli e Dorados de Sinaloa. Defendeu a seleção da Espanha desde a sub-21 e também disputou partidas pela seleção da Catalunha.

Como treinador iniciou no Barcelona B em 2007 e, um ano depois, assumiu o time principal. Sua passagem pelo Barcelona o fez ser reconhecido e, seu estilo de jogo baseado no controle de bola e domínio absoluto, imitado no mundo inteiro. Com o ‘tiki-taka’ conquistou 17 títulos e treinou grandes nomes do futebol mundial como Ronaldinho Gaúcho, Zlatan Ibrahimovic, Lionel Messi, Iniesta, Xavi, Thierry Henry e outros.

Enquanto alguns o elogiaram como Thierry Henry, que diz ter reaprendido a jogar futebol com o treinador espanhol. Outros não tiveram boa relação com Guardiola, o caso de Ibrahimovic que declarou recentemente não entender o porquê o treinador não gostava dele .

No mês passado Guardiola completou dez anos na carreira de treinador. Ao todo tem 24 títulos em três clubes diferentes (Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City ). Considerando que o espanhol ficou um ano sem clube por opção própria.

Pep Guardiola com todos os troféus conquistados no comando do Bayern de Munique
Divulgação/ Bayern de Munique
Pep Guardiola com todos os troféus conquistados no comando do Bayern de Munique

Entre os principais técnicos em atividade na Europa, ele é o que mais levantou troféus, seguido de José Mourinho – com 13 títulos; Luís Enrique – nove títulos; Carlo Ancelotti – com oito títulos; Diego Simeone – com seis títulos e Louis van Gaal/ Jurgen Klopp com cinco títulos cada um.

Chegou até a ser eleito pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA como o treinador que mais influenciou o futebol praticado na Copa do Mundo da Rússia de 2018. Segundo um dos responsáveis pela votação, os jogadores treinador por Guardiola levaram um ‘um futebol mais rápido, com jogadas perpendiculares, pra frente e que impõe qualidade técnica’.

Leia também: PSG lança camisa inédita com logo de símbolo de Michael Jordan

No começo do ano, Pep Guardiola renovou seu vínculo com o atual campeão da Premier League até junho de 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!