A França, campeã da Copa, subiu para a primeira posição do ranking da Fifa
FIFA/ Divulgação
A França, campeã da Copa, subiu para a primeira posição do ranking da Fifa

O novo ranking da Fifa foi divulgado nesta quinta-feira (16) e agora tem a França , campeã da última Copa do Mundo , como nova líder, com 150 pontos conquistados, os franceses subiram seis posições.

Leia também: Neymar não é indicado a melhor jogador do mundo; Tite também fica de fora

A segunda seleção mais bem colocada é a Bélgica. Já o Brasil , apesar de não ter ido tão bem no mundial, ficou com o terceiro lugar no ranking da Fifa , perdendo apenas uma posição em relação ao anterior.

Os primeiros dez colocados agora são França, Bélgica, Brasil, Croácia, Inglaterra, Portugal, Suíça, Espanha e Dinamarca. Deixaram o top 10 as seleções da Argentina (11º), Polônia (18°) e Chile (12°).

O top 10 do ranking da Fifa
Reprodução / FIFA
O top 10 do ranking da Fifa

Quem mais subiu na classificação foram os anfitriões da Copa, antes em 70°, os russos subiram 21 posições e agora ocupam o 49° lugar. A queda mais impressionante foi da Alemanha, os campeões de 2014 foram eliminados na primeira fase na Rússia e foram do topo do ranking para o 15° posto.

Leia também: Presidente da Fifa chama Copa do Mundo na Rússia de "melhor da história"

Nova fórmula do ranking da Fifa

Aprovada no Conselho da Fifa realizado em junho, a nova classificação conta com um novo método, considerado mais simples que o anterior.

Agora, em vez de se fazer uma média, os pontos serão somados ou diminuídos com base nos resultados dos jogos no período analisado, e as seleções que não atuarem preservarão sua pontuação.

Os pontos serão diminuídos em derrotas ou empates contra seleções de pior colocação na classificação, com exceção para partidas do tipo mata-mata de torneios como a Copa do Mundo.

Leia também: Após Iniesta e Piqué, David Silva anuncia aposentadoria da seleção espanhola

A última vez que o Brasil liderou o ranking da Fifa foi exatamente um ano atrás, em agosto de 2017, após a chegada de Tite e boa campanha nas eliminatórias da Copa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!