Cidade de Lusail, que receberá a abertura e a final da Copa 2022, ainda nem existe
Divulgação
Cidade de Lusail, que receberá a abertura e a final da Copa 2022, ainda nem existe

Acabou a Copa do Mundo na Rússia e a expectativa agora é pela Copa 2022, que será disputada no Catar . E você sabia que a cidade que vai receber o jogo de abertura e também a final do Mundial ainda nem existe?

Leia também: Catar divulgou informações falsas para sabotar rivais e sediar Copa, diz jornal

Sim. A cidade de Lusail é uma das sedes da Copa 2022 e está sendo planejada para receber uma população de até 450 mil pessoas, com um custo exuberante de 45 bilhões de dólares - ou R$ 166 bilhões na cotação atual. O local terá espaços residenciais, resorts, distritos comerciais, shoppings, centros de lazer, um campo de golfe e várias outras instalações.

Atualmente, além da rodovia que leva até cidade que ainda não existe, Lusail já tem uma grande arena onde foi realizado o Mundial de handebol de 2015, além de um centro de tiro e o autódromo que recebe as corridas de MotoGP no país.

Estádio em Lusail, que receberá a final da Copa 2022
Divulgação
Estádio em Lusail, que receberá a final da Copa 2022

O projeto da nova cidade foi iniciado em 2004, seis anos antes de o Catar ganhar o direito de receber a Copa de 2022. A rede hoteleira já tem mais de 20 hotéis em funcionamento e muitos outros em construção.

Leia também: Fifa vai aumentar prêmio da Copa do Mundo de 2022 em R$ 148 milhões

A cidade de Lusail será finalizada até 2020 e está localizada em uma região vazia ao norte de Al Daayen e a 23 quilômetros da capital Doha. O Lusail Iconic Stadium , que será palco da partida de abertura e a final da próxima Copa do Mundo, terá capacidade para 86 mil pessoas.

Vale destacar que Mundial do Catar será realizado em oito estádios, com quatro deles localizados na capital Doha: Khalifa International Stadium, Qatar Foundation Stadium, Ras Abu Aboud Stadium e Al Thumama Stadium. Os outros são em Lusail, Al Khor, Al Wakrah e Al Rayyan.

Copa 2022 com sedes muito próximas

Cidade de Lusail ficará perto de Doha e receberá a final da Copa 2022
Divulgação
Cidade de Lusail ficará perto de Doha e receberá a final da Copa 2022

Em Copas do Mundo, tradicionalmente, os deslocamentos entre as cidades-sede são bastante demorados, assim como aconteceu no Brasil e na Rússia, por exemplo. Mas no Catar será completamente diferente. O país tem uma extensão territorial de apenas 11.571 km² e uma população de 2,7 milhões de habitantes, fazendo com que os jogos aconteçam em lugares próximos um do outro.

A distância máxima entre um estádio e outro será de apenas 55 quilômetros, em um deslocamento que pode ser feito tranquilamente em menos de uma hora de carro. Do Khalifa Stadium ao Qatar Foundation, por exemplo, são apenas 4,5 quilômetros em um deslocamento que pode ser feito a pé.

Leia também: Copa do Mundo no Catar corre o risco de não acontecer, diz relatório

Em outras palavras. Um torcedor que for à Copa 2022 no Catar poderá sair de um estádio e ir para outro tranquilamente, acompanhando até três jogos ao vivo no mesmo dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!