As mulheres iranianas poderão assistir a jogos de futebol em estádios no país asiático, anunciou nesta quarta-feira a vice-presidente para assuntos de Mulher e Família do Irã , Masoumeh Ebtekar.

Leia também: Roma aceita negociar Alisson com Liverpool por R$ 336 milhões, diz imprensa inglesa

Iranianas assistem a partida da Copa do Mundo em telão montado em estádio de Teerã
Ansa/Reprodução
Iranianas assistem a partida da Copa do Mundo em telão montado em estádio de Teerã

O mandatário Hassan Rohani, em uma recente carta ao ministro dos Esportes Masoud Soltanifar, havia pedido a revogação da proibição para iranianas , que vale tanto para partidas de futebol feminino quanto masculino.

Leia também: Wenger diz que ficar 22 anos no Arsenal foi um erro: "Prisioneiro do desafio"

Nos últimos anos, ativistas e celebridades do país fizeram campanhas para eliminar a proibição, classificada como discriminatória. Antes do anúncio da revogação, muitas mulheres já entravam em estádios com barbas falsas e publicavam imagens nas redes sociais.

Liberação na Arábia Saudita

A Arábia Saudita também permitiu este ano a presença de mulheres em eventos esportivos.  A decisão faz parte de uma reforma, implantada pelo príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman. Nomeada "Visão 2030", procura  fazer algumas mudanças na sociedade saudita, que é muitas vezes moldada por uma versão do islamismo sunita, mais rígida e conservadora. Nestas regras, o papel da mulher acaba ficando limitado.

Iranianas foram ao estádio durante a Copa


Leia também: Chievo é acusado de falsificar balanço e pode ser rebaixado no Italiano

Durante a Copa do Mundo da Rússia, as iranianas foram autorizadas a ver as partidas do Irã contra Espanha e Portugal em telões montados no estádio de Teerã, capital do país. A imagem rodou o mundo e fez sucesso e certamente incentivou na decisão.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!