Após oficializar a utilização do árbitro de vídeo na Copa 2018 e revelar que a sede da Copa de 2026 terá votação popular, a Fifa anunciou outra importante decisão: o fim da sanção imposta ao Iraque ainda nos anos 1990 que proibia a realização de jogos internacionais no país. O comunicado foi dado na sexta-feira (16), durante o Conselho da entidade, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia.
Leia também: Escolha da sede da Copa do Mundo de 2026 terá votação popular
A importante decisão foi comemorada neste sábado (17) pelo país do Oriente Médio, que sofre há décadas com violência. Através das redes oficiais, o governo do Iraque cumprimentou a decisão da Fifa de pôr fim ao veto para que partidas internacionais de futebol sejam realizadas no território.
"O Ministério da Juventude e Esportes está investindo em estádios de última geração e em melhorias nas instalações para apoiar o desenvolvimento do jogo em todos os níveis, incluindo na identificação de talentos", disse o governo iraquiano.
Em 2011, chegaram a acontecer jogos para as Eliminatórias da Copa, mas a permissão foi curta por conta da falta de segurança. Enquanto não podiam jogar em casa, os iraquianos mandaram seus jogos no Qatar, Jordânia, Emirados Árabes e Irã ao longo dos anos. Além disso, o país é o único a se classificar para uma Copa (1986) sem jogar qualquer partida em casa. Para comemorar a decisão, serão realizados amistosos contra Síria e Qatar na próxima semana, em Basra.
Leia também: Fifa confirma uso de árbitro de vídeo para Copa do Mundo de 2018
O primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi, também se pronunciou sobre a decisão: "Parabéns aos fãs do futebol iraquiano pelo retorno das competitivas partidas internacionais aos estádios iraquianos. O trabalho duro para melhorar a segurança e a estabilidade está dando frutos. Esperamos que os esportes contribuam de forma importante para a socidedade iraquiana", escreveu no Twitter.
Onde serão os jogos?
Os confrontos internacionais poderão ser realizados nas cidades de Erbil (Curdistão), Basra e Carbala e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) deve ainda dar a sua aprovação. O veto a Bagdá ainda não foi levado ao Conselho da Fifa, conforme informou o presidente da entidade, Gianni Infantino, em seu comunicado oficial sobre a decisão.
Leia também: Conheça todas as 32 seleções que irão disputar a Copa do Mundo de 2018
"Iraque, nós decidimos hoje que em três cidades, as quais testamos por um ano com vários jogos amistosos, Arbil, Basra e Karbala. Nessas três cidades, jogos internacionais serão permitidos. Obviamente, o organizador da competição, nesse caso, a AFC, obviamente, terão que tomar sua própria decisão a respeito, mas para a Fifa está tudo bem. Recebemos também um pedido para jogar partidas amistosas em Bagdá, mas este pedido ainda não foi aceito pelo Conselho. A situação ainda precisa ser monitorada".