A conceituada revista inglesa "FourFourTwo" divulgou neste final de semana uma lista com os piores jogadores de toda história do Campeonato Inglês. E na relação de 50 nomes aparecem quatro atletas brasileiros: os atacantes Jô e Jardel, o zagueiro Roque Júnior e o lateral Gilberto.
Leia também: Atriz pornô fará calendário sensual para ajudar clube que decretou falência
O primeiro colocado do ranking que tem os brasileiros é o senegalês Ali Dia, que ficou conhecido pelo golpe que deu no Southampton para conseguir um contrato. Em 1996, ele pediu para que um amigo ligasse para o treinador do clube inglês e se passasse por George Weah, astro liberiano que havia ganhado o prêmio de melhor do mundo no ano anterior, fazendo a ponte para a negociação.
Leia também: Jogador russo é criticado por assoar nariz com nota que vale R$ 286
A mentira deu certo e Ali Dia conseguiu assinar com o Southampton, mas o atacante atuou apenas por 53 minutos na equipe. Com uma atuação horrorosa, nunca mais foi relacionado pelo técnico Graeme Souness e teve o contrato rescindido alguns dias depois, quando a fraude foi descoberta.
As posições dos brasileiros
Voltando a falar dos brasileiros, o lateral-esquerdo Gilberto ficou na 25ª colocação. Por mais que tenha ido muito bem nos clubes pelo qual atuou - Flamengo, Cruzeiro, Hertha Berlim e São Caetano, entre outros -, o atleta não vingou no Tottenham, onde fez apenas 10 jogos e marcou um gol. Ele também jogou por sete anos na seleção brasileiro, sendo convocado para as Copas do Mundo de 2006 e 2010.
Depois de Gilberto aparece Jardel, ídolo de Grêmio, Porto e Sporting, mas muito mal no Bolton. Na 30ª colocação, o centroavante jogou apenas 12 vezes pelo time da Inglaterra e anotou três gols.
Leia também: Após caso com atleta, presidente é acusado de fazer orgia com menores
Jô, destaque do Corinthians no Brasileirão do ano passado, é o 40º colocado na lista da "FourFourTwo" por conta da sua apagada passagem pelo Manchester City entre 2008 e 2010, com 78 jogos e 13 gols. Já Roque Júnior é o 48º entre os brasileiros da relação - foram apenas sete partidas pelo Leeds United, dois gols marcados e nenhuma vitória (seis derrotas e um empate).