Em um dérbi marcado por muita chuva e provocação da torcida local ao zagueiro Gerard Piqué por questões políticas, o Barcelona empatou com o Espanyol por 1 a 1, no RCDE Stadium, em Barcelona, pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol. O gol do time da casa foi marcado por Gerard Moreno e, curiosamente, Piqué empatou já no fim da partida.
Leia também: Cristiano Ronaldo se irrita com câmera que o filmava após substituição; assista
O resultado faz o Barcelona manter a invencibilidade no Espanhol e atingir a melhor marca de sua história, com 22 partidas sem perder. Agora são 18 vitórias e quatro empates. A liderança é isolada, com 58 pontos. O outro time catalão, por sua vez, ocupa a 15ª posição, com 25 pontos.
Resumo da partida
A partida começou com muita chuva e o gramado mais pesado. Mesmo controlando o dérbi catalão, o Barcelona teve a primeira chance de gol somente aos 22 minutos, em chute característico de Philippe Coutinho. A bola, porém, explodiu no travessão e no rebote ninguém conseguiu aproveitar.
Três minutos depois, o Espanyol deu a resposta e Léo Baptistão soltou uma bomba e obrigou Ter Stegen defender em dois tempos. O líder do campeonato seguiu com a bola e terminou o primeiro tempo com 75% de posse, mas o gol não saiu. Sem Messi, que começou no banco, o time sofreu para criar chances.
Logo no início da segunda etapa, o Espanyol assustou e chegou a abrir o placar. Mas antes de Moreno marcar, o brasileiro Baptistão, que deu o passe, deixou a bola sair pela linha de fundo e o assistente viu e avisou o árbitro.
Leia também: Neymar se diz 'muito ansioso' para duelo contra o Real pela Liga dos Campeões
Com o gramado muito encharcado, a partida mostrou aberta nos primeiros minutos dos 45 finais. O Espanyol seguiu tentando surpreender o Barça e a partida ficou mais lá e cá.
Aos 21 minutos, em jogada pelo alto, Gerard Moreno recebeu cruzamento de Sergio Garcia e cabeceou firme para o gol. Ter Stegen chegou a bater nela, mas não evitou o gol.
A entrada de Messi, alguns minutos antes do gol do Espanyol, não adiantou muita coisa, já que o argentino não conseguia colocar a bola no chão sem que ela parasse em uma poça.
Mas se pelo chão não foi possível, o jeito é tentar pelo alto. Messi cobrou falta da esquerda e Piqué subiu para cabecear e empatar o jogo aos 37 minutos. Vaiado pela torcida do Espanyol desde o começo do jogo, o zagueiro comemorou mandando a torcida calar a boca.
Confira o gol e a comemoração polêmica
Nos últimos minutos, os ânimos ficaram ainda mais quentes e o jogo ficou muito parado por conta das confusões entre os jogadores. Já aos 47, o Espanyol ainda chegou a pedir um pênalti, mas o árbitro nada marcou e logo depois encerrou a partida.
Leia também: Para segurar CR7, Real oferece aumento de R$ 36 milhões ao ano, diz jornal
A próxima partida do Barcelona no Espanhol será no domingo, dia 11, contra o Getafe, em casa. Já o Espanyol enfrenta o Celta de Vigo, no mesmo dia, fora de casa.