Tamanho do texto

Novo campeonato de seleções começará em setembro deste ano e o jogo decisivo provavelmente será realizado somente em junho de 2019

A Uefa sorteou nesta quarta-feira, em Lausanne, na Suíça, os grupos da Liga das Nações, o novo campeonato de seleções criado pela entidade que começará em setembro. Com base no ranking da Fifa, as seleções foram divididas em quatro ligas, com quatro grupos em cada uma delas. As nações mais bem posicionadas no ranking estão na liga A (uma espécie de primeira divisão), com três seleções em cada grupo.

Leia também: Ronaldo Fenômeno revela truque para nunca ter sido flagrado bebendo cerveja

Liga das Nações Uefa teve os grupos definidos em sorteio que aconteceu em Lausanne, na Suíça
Reprodução/Twitter/Uefa
Liga das Nações Uefa teve os grupos definidos em sorteio que aconteceu em Lausanne, na Suíça

Na liga A da Liga das Nações , apenas uma seleção se classificará para a próxima fase. As quatro seleções que avançarem irão disputar as semifinais, e os vencedores farão o jogo decisivo, que provavelmente será realizado em junho de 2019.

As seleções que tiverem os piores desempenhos em cada chave na liga A, serão rebaixadas para a liga B. Por sua vez, as quatro melhores nações da segunda divisão vão subir para a elite do torneio, e a mesma regra vale para a terceira e quarta divisões.

Leia também: Talentos musicais: 10 jogadores de futebol que mandam bem além das quatro linhas

O grupo mais equilibrado da principal divisão da Liga das Nações ficou com a chave A, colocando lado a lado Alemanha, França e Holanda. O grupo reeditará a final da Copa do Mundo de 1974, entre alemães e holandeses.

A Itália, mesmo que não tenha se classificado ao Mundial de 2018, na Rússia, ficou na primeira divisão da competição, caindo no grupo C, ao lado de Portugal e Polônia.

Confira os grupos da Liga das Nações

Liga A
Grupo A: Alemanha, França e Holanda
Grupo B: Bélgica, Suíça e Islândia
Grupo C: Portugal, Itália e Polônia
Grupo D: Espanha, Inglaterra e Croácia

Liga B
Grupo A: Eslováquia, Ucrânia e República Tcheca
Grupo B: Rússia, Suécia e Turquia
Grupo C: Áustria, Bósnia Herzegovina e Irlanda do Norte
Grupo D: País de Gales, Irlanda e Dinamarca

Liga C
Grupo A: Escócia, Albânia e Israel
Grupo B: Hungria, Grécia, Finlândia e Estônia
Grupo C: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre
Grupo D: Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia

Liga D
Grupo A: Geórgia, Letônia, Cazaquistão e Andorra
Grupo B: Belarus, Luxemburgo, Moldávia e San Marino
Grupo C: Azerbaijão, Ilhas Faroe, Malta e Kosovo
Grupo D: Macedônia, Armênia, Liechtenstein e Gibraltar

Até o ano de 2014, as seleções usavam os meses de setembro, outubro e novembro, após o término da Copa do Mundo, para disputar amistosos internacionais com seleções de todo o mundo.  Segundo a Uefa, a criação da Liga das Nações foi um pedido das federações, que pediam algo mais competitivo nos meses após o Mundial.

Leia também: Neymar prefere jogar na Espanha e considera Campeonato Francês "violento"

Para dar mais emoção na competição, a Liga das Nações dará vagas para a Eurocopa, a partir da edição de 2020. Cada uma das divisões terão ao menos um classificado para o torneio. Os classificados serão conhecidos através de um play-off entre as quatro seleções que tiverem as melhores campanhas em cada divisão.

    Leia tudo sobre: futebol