Após ter assinado um novo vínculo com o Barcelona até junho de 2021, o contrato do craque Lionel Messi possui uma cláusula política, que se caso a Catalunha garantir sua independência, o argentino poderá deixar o clube sem custos, informou nesta sexta-feira o jornal espanhol Mundo Deportivo .
Leia também: PSG se prepara para tentar trazer Cristiano Ronaldo por valor astronômico
Portanto, se a região catalã se desvincular da Espanha e o Barcelona tiver que jogar um campeonato de nível inferior, Lionel Messi poderá deixar o clube sem precisar pagar a cláusula de mais de 700 milhões de euros (cerca de R$ 2,7 bilhões, na cotação atual).
Leia também: Destaque do Liverpool, Salah é eleito o melhor jogador africano de 2017
Caso a independência da Catalunha fosse concretizada, o Barcelona teria que disputar o Campeonato Catalão, onde mais da metade dos clubes regionais que disputariam o torneio seriam de nível amador.
Uma das saídas para o Barcelona não ter que disputar o Campeonato da Catalão e continuar com Messi no elenco, seria jogar os campeonatos de primeiro nível da Europa, como o italiano, francês, espanhol, alemão ou inglês.
Leia também: Tevez rescinde com clube chinês para voltar ao Boca Juniors, diz site argentino
História
Aos 30 anos, Messi chegou ao Barcelona com 13. Estreou pelo time principal aos 16 anos e até hoje foram 30 títulos na equipe catalã, marcando mais de 500 gols em 608 jogos. É o maior ídolo da história do clube e colocado por muitos entre os três maiores da história do futebol. O valor de mercado do craque hoje é de 180 milhões de euros (R$ 702 milhões), de acordo com o site especializado Transfermarkt .