O projeto do novo estádio da Roma recebeu nesta quarta-feira parecer favorável da Prefeitura da capital italiana. O documento já foi encaminhado ao governo da região do Lazio, que também precisa avalizar a construção.

Leia também: Uefa pode punir Milan por não cumprir "fair play financeiro"

Torcedores da Roma pedem aprovação de estádio, em fevereiro de 2017
Ansa
Torcedores da Roma pedem aprovação de estádio, em fevereiro de 2017

"Depois de um acurado e sinérgico trabalho por parte dos órgãos e departamentos envolvidos, Roma Capital enviou à Região do Lazio o parecer único favorável ao projeto do estádio de Tor di Valle", diz um comunicado da Prefeitura da "cidade eterna".

O projeto já havia recebido o ok da prefeita Virginia Raggi e do Conselho Municipal (equivalente à Câmara de Vereadores) e será discutido pelo governo do Lazio, em uma conferência convocada para o próximo dia 24 de novembro.

Leia também: Rakitic oferece vaga na Copa para Buffon e goleiro brinca com situação

Inicialmente, em 2016, o gabinete de Raggi havia dado parecer desfavorável à obra, alegando problemas urbanísticos e viários no projeto, mas alterações promovidas pelo clube em fevereiro de 2017 permitirão que a arena saia do papel.

Mudanças

As principais mudanças dizem respeito ao entorno do estádio: três torres comerciais que estavam previstas no projeto inicial não serão mais construídas, e o "business park" ("parque de negócios", em tradução livre) terá seu tamanho reduzido em 60%. Por outro lado, será incluída no projeto uma estação ferroviária para servir à arena. O estádio terá capacidade de 52,5 mil lugares (expansível para até 60 mil) e arquibancadas próximas ao gramado, ao contrário do Olímpico, onde a Roma manda seus jogos atualmente.

O complexo exigirá mais de 2 bilhões de euros em investimentos, mas o estádio em si custará 400 milhões de euros, valores que serão financiados majoritariamente pela incorporadora norte-americana Starwood Capital e pela promotora de eventos AEG Facilities - a construção da arena é um dos principais objetivos dos investidores dos Estados Unidos que compraram a Roma em 2011, liderados pelo atual presidente do clube, James Pallotta.

Leia também: Técnico do Sevilla é diagnosticado com câncer maligno na próstata

O projeto também inclui espaços comerciais, zona de eventos e entretenimento, restaurantes, áreas verdes e um local de convívio dedicado aos torcedores romanistas. O bairro escolhido para a obra, Tor di Valle, fica na zona sul da capital, no meio do caminho entre o centro e o aeroporto de Fiumicino, um dos mais movimentados da Itália.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!