George Weah recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo em 1995
Reprodução
George Weah recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo em 1995

O ex-atacante George Weah continua fazendo história, mas desta vez, longe dos campos. Aos 51 anos de idade, o homem que foi eleito o melhor jogador do mundo em 1995, venceu a primeira eleição presidencial democrática de seu país, a Libéria. Assim, torna-se também o primeiro jogador de futebol a se tornar presidente de uma nação.

LEIA TAMBÉM: Conheça o hotel que vai abrigar seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018

George Weah sempre deixou muito claro suas intenções de ajudar seu país após a guerra civil que assolou o local na década de 90 e esta foi a terceira tentativa do ex-jogador em assumir a presidência. Com mais de 50% dos votos, venceu outros 19 candidatos.

A Libéria ficou internacionalmente conhecida após a vitória de Weah no prêmio de melhor do mundo. O ex-atacante é o único africano a já ter recebido o galardão. Na época, ele defendia o Milan e tinha acabado de deixar o Paris Saint-Germain. 

LEIA TAMBÉM: Aos 38 anos, Pirlo anuncia aposentadoria do futebol ao fim da temporada

Foi no camaronês Tonnerre Yaoundé onde a carreira do atacante começou a decolar. Após um ano, foi contratado pelo Monaco, onde ficou de 1988 a 1992. De lá, passou para o PSG, Milan e chegou ainda a ser emprestado pelo Chelsea. Teve passagem rápida pelo Manchester City e depois pelo Olympique de Marselha. Se aposentou em 2003 pelo Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

LEIA TAMBÉM: Presidente do Panamá decreta feriado após vaga na inédita na Copa

Legado no esporte

Timothy Weah, filho mais novo de George, segue os caminhos do pai. Aos 17 anos de idade, o garoto é uma das promessas do futebol mundial e foi, inclusive, recentemente apostado por um grande clube. O Paris Saint-Germain, time que o patriarca defendeu entre 1992 e 1995, contratou o atacante .

"Feliz e orgulhoso em anunciar que Tim Weah assinou um contrato profissional com o PSG até 2020", escreveu George Weah em seu Twitter.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!