O México, já garantido na Copa do Mundo da Rússia, recebeu a seleção de Trinidad e Tobago na última sexta-feira, pelas Eliminatórias da Concacaf, em San Luis Potosí e venceu por 3 a 1. O resultado, no entanto, pouco importou, já que antes do jogo foram feitas homenagens àqueles que ajudaram no socorro das vítimas do terremoto que atingiu o país em setembro e matou mais de 360 pessoas.
Leia também: Em carta aberta, veteranas da seleção pedem mais espaço às mulheres na CBF
Uma das homenageadas foi a cadela Frida , que entrou em campo com seu traje tradicional de quando está em ação, óculos, colete e botas, e roubou o protagonismo antes e durante a partida no estádio Alfonso Lastras Ramírez. Frida, cadela branca da raça labrador, fez parte do grupo de busca e resgate durante a catástrofe no México e já atuou também em missões internacionais no Haiti e Equador. Ao longo de sua vida, ela salvou 52 vidas em vários desastres naturais.
Leia também: "Pelo resto da vida": Iniesta assina contrato vitalício com o Barcelona; confira
Após a homenagem no gramado, ela foi para as arquibancadas, conforme mostrou a seleção mexicana em sua conta oficial no Twitter, e acompanhou o duelo. Antes, todos presentes no estádio cantaram o hino nacional mexicano com muita emoção e respeitaram um minuto de silêncio com o punho para o alto.
O jogo
Leia também: Tite diz que observa "em torno de 50 atletas" para lista da Copa. Só cabem 23
Os gols da vitória do México foram marcados por Hirving Lozano, Chicarito e Hector Herrera; Winchester descontou para Trinidad. Uma das 11 seleções já garantidas na Copa de 2018, a El Tricolor lidera com folga o hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf e encerrará sua participação diante de Honduras, na próxima terça-feira, fora de casa.