O São Paulo perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Independente Del Valle na tarde deste sábado (1). A partida terminou 2 a 0 para os equatorianos, que vencem a competição pela segunda vez.
Os gols da partida foram anotados por Lautaro Díaz, aos 12 minutos da primeira etapa do jogo, e por Faravelli, aos 21 minutos do segundo tempo.
Com o título, o Del Valle garante uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2023. Além disso, a equipe vai disputar a Recopa Sul-Americana contra Flamengo ou Athletico-PR, que jogam a final da Libertadores.
Equatorianos abrem o placar
A primeira chance de perigo foi aos 11 minutos de jogo. Após uma boa troca de passes, Lautaro finalizou rasteiro e Felipe Alves defendeu com o pé, mandando a bola para escanteio.
Na jogada seguinte, aos 12 minutos, a zaga do São Paulo rebateu uma bola para o meio e, novamente pelo lado direito, Lautaro Diaz bateu forte e cruzado para abrir o placar da final.
Resposta tricolor e chance de Sornoza
A resposta da equipe paulista veio rápido. Depois de uma cobrança de lateral, Luciano ajeitou para Calleri, que chutou fraco para a defesa do goleiro.
Aos 18 minutos, Felipe Alves foi obrigado a fazer mais uma boa defesa. Sornoza, ex-jogador do Corinthians, acertou um belo chute e o goleiro espalmou. A bola ainda bateu na trave.
Após um início de jogo onde a equipe comandada por Rogério Ceni foi muito ameaçada, os paulistas começaram a assumir o controle da final. Contudo, sem obrigar Ramírez a fazer defesas difíceis.
Presão dos brasileiros no início do 2° tempo
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Rodrigo Nestor teve uma ótima chance após Patrick disputar com a zaga equatoriana. Ele finalizou para a defesa do goleiro do Del Valle.
Na sequência, Igor Vinícius fez uma boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Calleri. O atacante, entretanto, cabeceou para fora e perdeu uma excelente chance. Era a pressão do tricolor.
Equatorianos ampliam
Depois do ímpeto inicial do tricolor, o Del Valle passou a controlar a partida e trocava passes com certa tranquilidade. Até que Lautaro Díaz recebeu uma bola em boa condição para servir Faravelli, que só teve o trabalho de tirar de Felipe Alves para ampliar.
Depois do segundo gol dos equatorianos, o São Paulo passou a buscar o tento sem tanta organização, forçando bolas longas para os atacantes brigarem contra os zagueiros da equipe adversária. O tricolor ainda teve Calleri expulso no final da partida.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 2 INDEPENDENTE DEL VALLE
Local: Estádio Mario Kempes, Córdoba (AR)
Data-Hora: 1/9/2022 - 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán
Assistentes: Alexander Guzman e Wilmar Navarro
VAR: Julio Bascuñan
Quarto árbitro: Alexis Herrera
Cartões amarelos: Reinaldo, Calleri, Diego Costa (São Paulo), Carbajal, Pellerano (Del Valle)
Cartões vermelhos: Calleri e Diego Costa (São Paulo)
Gol: Lautaro Díaz e Faravelli
SÃO PAULO: Felipe Alves, Igor Vinícius, Diego Costa, Léo, Reinaldo, Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor, Patrick, Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
INDEPENDENTE DEL VALLE:
Moisés Ramírez, Schunke, Segovia, Carbajal, Matías Fernández, Marco Angulo, Faravelli, Pellerano, Sornoza, Chávez, Lautaro Díaz. Técnico: Martín Anselmi.