A FIFA
solicitou a federação egípcia
duas mudanças no uniforme da seleção às vésperas da estreia
da equipe na Copa do Mundo.
O primeiro jogo da equipe, será contra a Bélgica, às 16h desta segunda-feira (15).
O uniforme original preparado para o mundial contava com sete estrelas acima do escudo, em referência aos sete títulos da Copa Africana de Nações conquistados pela seleção. Porém, o símbolo foi proibido pela FIFA, que permite apenas a exibição de estrelas referentes a títulos da Copa do Mundo
nos uniformes oficiais do seu torneio.
A outra alteração solicitada pela entidade foi a mudança na cor da numeração. Na versão original, os números da camisa do Egito eram estampados em dourado. A FIFA considerou que a cor dificultava a visualização nas partidas e pediu a substituição da cor que agora será branca.
Uruguai tem autorização especial
Apesar dessa regra da FIFA permitir apenas estrelas referentes a títulos da Copa do Mundo nos uniformes da competição, a Seleção do Uruguai, bicampeã mundial, possui uma autorização especial para utilizar quatro estrelas acima do escudo.
Isso acontece porque, antes da da primeira Copa do Mundo, em 1930, vencida pelo próprio Uruguai, o principal torneio de seleções era o futebol olímpico. A Celeste conquistou as edições do torneio de 1924 e 1928.
Por conta disso, o Uruguai se considera tetracampeão mundial (1924, 1928, 1930 e 1950) por entender que, antes da criação da Copa do Mundo, os títulos olímpicos tinham o mesmo peso da competição criada posteriormente pela FIFA.
A entidade aceita o argumento e autoriza a representação das quatro estrelas na camisa da seleção.
Egito terá arbitragem brasileira na estreia
Com o uniforme atualizado após as exigências da FIFA, o Egito de Mohamed Salah enfrentará a Bélgica de Kevin De Bruyne sob arbitragem do brasileiro Ramon Abatti Abel.
Além dele, os assistentes Danilo Manis e Rafael Alves completam o trio brasileiro responsável pela condução da partida.
Esta será a segunda vez que um árbitro brasileiro atuará nesta Copa do Mundo de 2026. A primeira foi com Wilton Pereira Sampaio, que chamou atenção pelas três expulsões registradas na partida de abertura entre México e África do Sul.
Seleções disputam o Grupo G
Apontadas como favoritas na disputa pela liderança da chave, Egito e Bélgica estão no Grupo G da Copa do Mundo, que também conta com Irã e Nova Zelândia.
As outras duas seleções também estreiam nesta segunda-feira, em confronto marcado para as 22h.