A presença de Arrascaeta na Copa do Mundo
é cada vez mais incerta. Os resultados dos exames
realizados pela seleção uruguaia
apontaram um estiramento de grau 2 na panturrilha
do meia do Flamengo, e a definição sobre sua permanência na lista de convocados deve acontecer nos próximos dias, em um drama muito parecido com o vivido por Neymar, na Seleção Brasileira.
O jogador do Flamengo reclamou de dores durante um treinamento da seleção na última terça-feira (3). Diante do quadro, o departamento médico Celeste optou pela realização de exames de imagem, que confirmaram a lesão na manhã desta quarta-feira (4).
Segundo o diário El País, do Uruguai, integrantes da federação discutem os próximos passos ao lado da equipe médica responsável pelos exames antes de tomar uma decisão definitiva. A tendência é que Arrascaeta seja mantido no grupo caso a previsão de recuperação mostre que ele vai ter condições de disputar a Copa,
mesmo que precise desfalcar o Uruguai nos primeiros jogos do Mundial.
A palavra final, será do técnico Marcelo Bielsa. Pelo regulamento da FIFA, os treinadores podem substituir atletas lesionados até 24 horas antes da estreia de suas seleções, desde que a situação física seja comprovada. O primeiro compromisso do Uruguai será diante da Arábia Saudita, no próximo dia 15 de junho.
Cirurgia às pressas para jogar a Copa
A nova lesão surge justamente quando Arrascaeta havia se recuperado de outro problema que já ameaçava sua participação na Copa. O meia passou recentemente por uma cirurgia na clavícula para acelerar seu retorno aos gramados de uma lesão ocorrida no dia 29 de abril, durante o empate do Flamengo por 1 a 1 com o Estudiantes, na Argentina.
Para reduzir o tempo de recuperação, o uruguaio passou pela intervenção cirúrgica já no dia seguinte, ao invés de um tratamento conservador, que exigiria mais tempo afastado.
A estratégia estava funcionando! Após semanas de recuperação, Arrascaeta voltou aos treinamentos e se apresentou normalmente à seleção uruguaia. Mas, quando tudo parecia caminhar bem como planejado, sofreu esse estiramento na panturrilha.
Arrascaeta vive o mesmo drama de Neymar
Nessa reta final às vésperas da Copa do Mundo, Arrascaeta enfrenta uma situação bem parecida com a de Neymar. O camisa 10 da Seleção Brasileira também sofreu uma lesão de grau 2 na panturrilha e corre contra o tempo para chegar em condições de atuar no torneio.
A principal diferença entre os casos é o tempo de recuperação. Neymar iniciou o tratamento no dia 17 de maio, após se machucar na partida contra o Coritiba, o que lhe deu uma margem maior antes do Mundial. Já Arrascaeta sofreu a lesão a menos de duas semanas da abertura da Copa.
Além disso, o brasileiro já pode respirar aliviado com as entrevistas de Carlo Ancelotti. Em mais de uma oportunidade, o treinador da Seleção Brasileira garantiu que não pretende cortar Neymar da lista de convocados. Enquanto no Uruguai, o cenário é diferente. Marcelo Bielsa ainda não se manifestou sobre a situação do meia do Flamengo, e a decisão sobre sua permanência ou não na convocação segue em aberto.