O Japão surpreendeu o mundo ao vencer de virada a Alemanha, no estádio Khalifa International, na partida inaugural do Grupo E da Copa do Mundo do Catar. Gundogan abriu o placar para os alemães, mas Doan e Asano fizeram os gols da histórica vitória japonesa.
O resultado e a maneira que a vitória foi conquistada levaria a loucura a maioria dos torcedores e amantes do futebol. Porém, a reação (ou não) de alguns japoneses chamou a atenção nas redes, em vídeo que viralizou pela timidez em que foi comemorado o triunfo nipônico.
Apesar da falta de empolgação, o Japão viu suas chances de classificação aumentarem muito. Espanha e Alemanha entram em campo domingo, às 16 horas (de Brasília). Uma vitória espanhola somada a empate ou vitória do Japão contra a Costa Rica garante a classificação dos espanhóis e dos japoneses.
A Alemanha, entretanto, corre sérios riscos. Se perder, e o Japão pontuar diante da Costa Rica, a equipe estará eliminada, pela segunda vez consecutiva, na primeira fase de Copa do Mundo.
Por sua vez, se empatar, chegaria à última rodada precisando de uma vitória contra a Costa Rica e dependendo do resultado do confronto entre Japão e Espanha.