A cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar, que acontece neste domingo, às 12 horas, está cercada de polêmicas.
O problema é que diversos artistas, entre eles, Dua Lipa, Shakira e Rod Stewart, disseram "não" aos organizadores e se recusaram a participar do evento, por conta da falta de direitos humanos naquele país.
Por outro lado, o artista colombiano Maluma aceitou a oferta, fato pelo qual está sendo fortemente criticado nas redes sociais.
Em entrevista a televisão israelense, o jornalista Moav Vardi queria saber a opinião de Maluma sobre a violação dos direitos humanos no Catar: “Você sabe que eu deveria perguntar a você. Shakira e Dua Lipa se recusaram a participar desta Copa do Mundo por causa do histórico ruim de direitos humanos do Catar e obviamente as pessoas estão pensando: 'Maluma, você não tem problema com a violação dessas questões naquele país?'”.
Contrariado, o cantor respondeu. “Sim, mas é algo que não consigo resolver. Só vou curtir a vida, curtir o futebol e a festa do futebol. Não é algo que eu realmente tenha que me envolver. Estou curtindo minha música e minha bela vida, jogando futebol também”, respondeu ele.
Imediatamente, o apresentador voltou a insistir no assunto, alegando que com a participação do cantor no Mundial do Qatar “estaria ajudando o regime a encobrir a situação”.
Foi o que bastou para a irritação do cantor. “Eu tenho que responder a essa pergunta?”, questionou Maluma a sua equipe por trás das câmeras. Diante da recusa, o intérprete deixou o set de gravação, para surpresa do entrevistador e os telespectadores.
Após a cerimônia, Catar e Equador se enfrentam pela primeira rodada do Grupo A. Este será o único jogo do dia.