A cantora britânica Dua Lipa era uma das artistas que se apresentariam na Copa do Mundo do Catar 2022 , segundo boatos, mas a mesma deixou claro não viajará para Qatar até que este país tenha melhorado seus direitos humanos.
“Atualmente há especulações sobre a possibilidade de ele se apresentar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar. Não vou agir nem nunca participei de nenhuma negociação para agir . Estarei torcendo pela Inglaterra de longe e espero visitar o Catar quando ela cumprir todas as promessas de direitos humanos que fez quando conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo. Um abraço, Dua x.”, diz a postagem em sua rede social.
Além de Dua Lipa Rod Steward é outro artista que não irá ao evento, e teria recusado mais de um milhão de dólares para fazer uma aparição no ano passado:
“ Eu rejeitei. Não é bom ir. E os iranianos deveriam fornecer armas para a Rússia .”
No entanto, alguns artistas já foram confirmados para o grande evento de abertura, entre eles, Shakira e o cantor da banda sul-coreana BTS, Jung Kook . Celebridades como Calvin Harris , Diplo e Sean Paul se apresentarão no FIFA Fan Festival , realizado no Al Bidda Park, em Doha, durante os 29 dias do torneio.
Por outro lado, David Beckham aceitou dez milhões de libras esterlinas para se tornar o embaixador da Copa do Mundo , um comportamento que não está sendo bem recebido por celebridades como Joe Lycett , que ameaçou destruir dez mil libras se o jogador de futebol não desistisse do acordo.
Beckham também está sendo fortemente criticado nas redes sociais porque, apesar de afirmar ser um aliado da comunidade LGTBIQ+ , aceitou o dinheiro oferecido pela federação sabendo da situação no país árabe.
A FIFA está fazendo todo o possível para que as pessoas se concentrem no futebol e não na polêmica que surgiu devido às terríveis condições de trabalho que os trabalhadores imigrantes enfrentam e às leis que são tão proibitivas para a comunidade LGTBIQ+.