Tamanho do texto

Avenida Champs-Elysées, que concentrou o maior número de pessoas, precisou ser evacuada pela polícia

Festa pelo título mundial da França na Copa de 2018 terminou em confusão, saques e mortes
L'Equipe / Reprodução
Festa pelo título mundial da França na Copa de 2018 terminou em confusão, saques e mortes

A festa pelo título mundial da França era para ser bonita, mas as comemorações do  bicampeonato conquistado na Rússia terminaram com cenas de vandalismo e violência em diversas cidades do país. O saldo foi de muitas pessoas detidas, algumas feridas e duas mortes confirmadas.

Lojas da famosa avenida Champs-Elysées, em Paris, foram quebradas e saqueadas ainda no domingo por dezenas de pessoas na festa pelo título mundial . Segundo a imprensa francesa, cerca de 30 jovens encapuzados e mascarados quebraram as vitrines da Drugstore Publicis, localizada a poucos metros do Arco do Triunfo, e saíram do local com garrafas de vinho e champanhe.

Ao perceberem a ação, os agentes policiais responderam com gás lacrimogêneo e a multidão que estava ali para celebrar a vitória da França sobre a Croácia se dispersou. Segundo o chefe da polícia francesa, Michel Delpuech, 102 pessoas foram detidas e 90 delas passaram a noite sob custódia.

Além disso, entre "12 e 15" lojas foram "danificadas" na Champs-Elysées .

Tirando as confusões, a festa foi muito bonita em Paris
Twitter/Reprodução
Tirando as confusões, a festa foi muito bonita em Paris

Devido às ocorrências registradas, a polícia resolveu desocupar a avenida antes da meia-noite (no horário local), inclusive com o uso de canhões de água.

Leia também: Com gol na final, Mbappé iguala marca de Pelé e recebe parabéns do "rei"

Acidentes e conflitos com as forças de segurança também aconteceram na região central de Lyon. Em uma praça, alguns torcedores começaram a festejar em cima de um caminhão da polícia, que respondeu lançando gás lacrimogêneo.

Crianças feridas e duas mortes

Ainda durante as comemorações dos "Bleus", na cidade de Frouard, em Nancy, um menino de 3 anos e outras duas meninas de 6 ficaram gravemente feridos ao serem atropelados por uma moto.

Já em Annecy, no sudeste da França, segundo o jornal "Dauphiné Liberé", um homem de 50 anos morreu depois de mergulhar em um canal e bater a cabeça no chão. Já em Oise, na região de Picardie, um outro homem não resistiu ao bater seu carro contra uma árvore enquanto celebrava o título mundial.

Arco do Triunfo, em Paris, durante a comemoração do título na Copa
FFF/ DIVULGAÇÃO
Arco do Triunfo, em Paris, durante a comemoração do título na Copa

Nesta segunda-feira, a festa deve continuar na França, principalmente em Paris. A delegação da seleção francesa será recebida por milhares de torcedores para um desfile de ônibus na Champs-Elysées.

Leia também: Mulher do árbitro da final da Copa chama atenção na web com fotos picantes

Após vencer a Croácia por 4 a 2, a França conquistou o seu bicampeonato mundial após 20 anos. A festa pelo título mundial varou a madrugada.

    Leia tudo sobre: Futebol