Tamanho do texto

Dirceu, Zé Carlos e Kaká foram alguns dos jogadores convocados para jogar a Copa do Mundo aos 49 do segundo tempo

A Copa do Mundo  é a competição mais importante do futebol. Não à toa os jogadores profissionais sonham em estar entre os 23 nomes da lista de convocados e se esforçam o quanto podem para isso. Mas, a tarefa não é tão fácil e surpresas podem acontecer até o último momento. 

Leia também: Ibrahimovic dá recado: "A Fifa não pode me parar, se eu quiser estarei na Copa"

Para a Copa de 2018 algumas vagas já estão asseguradas. Neymar, Gabriel Jesus, Daniel Alves e Paulinho são alguns dos jogadores que Tite já deixou bem claro que têm passagem garantida para a Rússia. Mas, ainda há cinco espeços em branco na lista de convocados . Geromel, Fagner, Cássio, Diego e Lucas Lima disputam o preenchimento dessas lacunas.

Tite irá revelar os 23 nomes do Brasil que irão para a Copa 2018 no dia 14 de maio
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
Tite irá revelar os 23 nomes do Brasil que irão para a Copa 2018 no dia 14 de maio

Porém, nada impede que ocorra alguma supresa por parte de Tite, afinal, o treinador testou muitos jogadores durante os amistosos. Além disso,  no dia 14 de maio a CBF enviará para a FIFA uma lista com no mínino 30 e no máximo 35 jogadores pré-inscritos para jogarem a Copa pela Seleção Brasileira. Destes, apenas 23 serão divulgados. Mas, caso ocorra algum contratempo, outro nome poderá ser chamado. 

Não pense que essas surpresas são coisas novas. Nas outras Copas do Mundo alguns jogadores foram chamados aos 49 do segundo tempo para vestir a amarelinha e surpreenderam a todos. Relembre alguns deles. 

Chicão (1978)

Chicão em ação na Copa de 78
Twitter/Reprodução
Chicão em ação na Copa de 78

O treinador Cláudio Coutinho deixou Paulo Roberto Falcão, que havia sido bicampeão brasileiro pelo Internacional, em 1975 e 1976, de fora da Copa que aconteceu na Argentina. A surpresa da convocação foi Chicão, jogador do São Paulo que havia sido campeão brasileiro em 1977 e se destacado pela potência de sua marcação. 

Chicão entrou em campo como titular para jogar contra os donos da casa. O embate contra a Argetina tinha tudo para ser muito pegado, e foi. O volante que era conhecido pelo seu bigode e pelas entradas duras, se destacou no empate contra os hermanos. 

Dirceu (1982)

Dirceu foi um dos destaques da Seleção Brasileira de 1982
Reprodução
Dirceu foi um dos destaques da Seleção Brasileira de 1982

O ponta-esquerdo foi um dos destaques do Brasil na Copa do Mundo de 1978, mas não era chamado para a seleção até pouco mais de um mês antes do Mundial de 1982, que aconteceu na França. Convocado para os dois últimos amistosos, contra Portugal e Eire, se destacou e carimbou seu passaporte para a competição. Foi titular apenas no jogo de estreia e a má atuação fez com que Telê Santana não o escalasse mais. 

Josimar (1986)

Josimar nunca havia sido chamado para a Seleção antes da lista de convocados da Copa do Mundo de 1986
Reprodução
Josimar nunca havia sido chamado para a Seleção antes da lista de convocados da Copa do Mundo de 1986

Para Josimar a surpresa foi enorme! O lateral-direito do Botafogo nunca havia sido chamado para a vestir a canarinha e não fez parte da lista de convocados Telê Santana. Mas, o protesto de Leandro Souza Ferreira que não se apresentou para viajar porque era contra a não convocação de Renato Gaúcho - cortado por ter ido à balada quando deveria estar na concentração - abriu uma vaga no time. 

Convocado no mesmo dia do embarque da Seleção Brasileira para o México, Josimar fez dois gols durante a Copa, contra a Irlanda do Norte e a Polônia. 

Giovanni (1998)

Para Giovanni a Copa do Mundo de 1998 não foi proveitosa
Reprodução
Para Giovanni a Copa do Mundo de 1998 não foi proveitosa

O jogador foi contratado pelo Santos sem nenhum alarde na época em que o time passava por uma crise. Se tornou titular apenas após a lesão de alguns jogadores, acabou se destacando e trazendo ótimos resultados para o time da Vila. A ótima fase do meio-campista chamou a atenção do Barcelona que o comprou em 1996. 

O desempenho o levou para a Seleção Brasileira, mas as más atuações no Torneio da França e na Copa América de 1997 fizeram com que ele não fosse mais chamado pelo técnico Zagallo. As atuações no Barcelona também não iam bem. 

Porém, às vésperas da Copa do Mundo que aconteceria na França, Giovanni conquistou o campeonato espanhol e acabou sendo convocado por Zagallo. O desentrosamento com o resto do time fez com que ele jogasse apenas um tempo em toda a competição.  

Zé Carlos (1998)

Zé Carlos foi surpresa na Copa do Mundo de 1998
Reprodução
Zé Carlos foi surpresa na Copa do Mundo de 1998

O lateral-direito do São Paulo foi mais uma supresa de Zagallo para a Copa do Mundo da França. Sua convocação aconteceu após Flávio Conceição, reserva de Cafú se lesionar. Zé Carlos não havia jogado uma partida se quer pela Seleção, mas era considerado um especialista na posição. Estreiou apenas na semifinal do torneio, quando Cafú estava suspenso e fez um jogo apagado. 

Emerson (1998)

Emerson foi chamado para a Copa da França de última hora
Divulgação
Emerson foi chamado para a Copa da França de última hora

Quando Zagallo achava que estava com o time completo, Romário se lesinou já na França e acabou sendo cortado. Emerson, na época jogador do  Bayer Leverkusen, foi convocado mesmo sendo um volante. 

Na Copa seguinte, de 2002, Emerson seria capitão da Seleção, mas acabou se lesionante em um treino recreativo e foi cortado por Felipão. Ficou de fora da conquista do pentacampeonato. Foi para a Copa de 2006 com o comando de Parreira. 

Leia também: Preparador físico da seleção brasileira vê "lado bom" em lesão de Neymar

Kaká (2002)

Kaká foi surpresa na lista de convocados da Copa do Mundo de 2002
CBF/Divulgação
Kaká foi surpresa na lista de convocados da Copa do Mundo de 2002

Com apenas 20 anos de idade, Kaká foi convocado para apenas para os amistosos contra Bolívia e Arábia Saudita. Jogou por 20 minutos contra os colambianos e ficou no banco de reservas contra os sauditas. Isso fez com que apenas os mais otimistas acreditassem na convocação do meia para a Copa do Mundo, mas Felipão surpreendeu todo mundo. 

Na campanha do Penta jogou apenas contra a Costa Rica. Foi o grande nome da Copa de 2006.

Kleberson (2010)

Kléberson se destacou no Flamengo e foi convocado para a Copa do Mundo de 2010
Vicente Seda/iG
Kléberson se destacou no Flamengo e foi convocado para a Copa do Mundo de 2010

O jogador fazia parte do time pentacampeão em 2002, mas uma má fase afastou ele da Seleção. Após ser punido pela FIFA após problema com o Besikitas, clube da Turquia, o volante e meia acertou com o Flamengo. No rubro-negro não era titular. As chances de ser chamado para a Copa do Mundo de 2010 eram poucas. Mas, o conquista do campeonato brasileiro pelo rubro-negro fez com que Dunga o chamasse para ir à África do Sul. 

Grafite (2010)

Após de destacar no São Paulo e no Wolfsburg, Grafite disputou a Copa do Mundo em 2010
Getty Images
Após de destacar no São Paulo e no Wolfsburg, Grafite disputou a Copa do Mundo em 2010

O atacante foi capaz de conquistar Dunga em pouco tempo. Convocado apenas para o amistoso contra a Irlanda, Grafite teve 26 minutos para mostrar o seu futebol. Para a sorte do jogador do Wolfsburg, da Alemanha, isso foi o suficiente e ele conquistou vaga para o Mundial. A convocação foi alvo de críticas principalmente porque o treinador tinha à disposição nomes como Neymar e Adriano, que ficaram de fora. 

Henrique (2014)

Henrique que joga atualmente no Corinthians, foi para a Copa do Mundo de 2014
Reprodução Instagram
Henrique que joga atualmente no Corinthians, foi para a Copa do Mundo de 2014

Na última Copa do Mundo, a surpresa na lista de convocados foi Henrique. O zagueiro que jogava pelo Napoli tinha apenas quatro jogos pela seleção e uma concorrência de peso, foi escolhido nos últimos momentos. Entre as opções de Felipão estavam Marquinhos e Miranda, que atualmente estão consolidados na seleção de Tite. 

    Leia tudo sobre: Futebol

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.