Tamanho do texto

Estreante da Copa do Mundo, a Islândia aderiu o boicote do Reino Unido por conta de ex-espião e também não vai enviar membros oficiais à Rússia

Seleção da Islândia vai participar da Copa do Mundo pela primeira vez em 2018
Reprodução
Seleção da Islândia vai participar da Copa do Mundo pela primeira vez em 2018

Em apoio ao Reino Unido no caso do ex-espião Serghei Skripal, o governo da Islândia anunciou nesta última segunda-feira (26) que vai realizar um boicote diplomático da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Com a medida, o país nórdico, que disputará pela primeira vez em sua história um Mundial, não enviará membros oficiais para a Rússia.

Leia também: Confira informações sobre a seleção da Islândia, estreante na Copa de 2018

"Entre as medidas tomadas pela Islândia está o adiamento temporário de todo diálogo bilateral de alto escalão com as autoridades russas. Consequentemente, as autoridades islandesas não assistirão à Copa do Mundo da Fifa na Rússia", afirmou em comunicado o Ministério de Relações Exteriores da Islândia.

Leia também: Morreu, mas passa bem! Jogador que vai à Copa 2018 desmente boato de sua morte

Além do anúncio do boicote, o governo islandês também pediu para que a Rússia mande "respostas claras" sobre o ataque contra Skripal e sua filha, Yulia, em Salisbury, no dia 4 de março. "O governo da Islândia decidiu permanecer em solidariedade ao Reino Unido e outros países ocidentais e irá se juntar aos esforços coordenados de responder ao ataque químico em Salisbury. Esse ataque é uma violação grave de leis internacionais e ameaça a segurança e a paz na Europa", informou o governo islandês.

O boicote ao Mundial de 2018 acontece um dia após 16 países da União Europeia, além de Estados Unidos, Canadá e Ucrânia, terem expulsado diplomatas russos de seus respectivos territórios.

Leia também: "Nunca fui ao Mundial mas pelo menos saí duas vezes no álbum", brinca ex-jogador

Copa de 2018

Tendo um time que é considerado a melhor geração de sua história, a Islândia se classificou pela primeira vez para uma Copa do Mundo, após ter realizado uma excelente campanha nas Eliminatórias. A seleção islandesa caiu no grupo D, ao lado da Argentina, Croácia e Nigéria. A estreia da equipe comandada pelo treinador Heimir Hallgrímsson será contra os argentinos, no dia 16 de junho, em Moscou.

Clique e baixe o 365Scores para ter resultados, dados, notícias, tempo real, vídeos e muito mais


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.