Oficialmente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o América Mineiro recebe o Bahia no domingo (3), na Arena Independência, e, desde sexta-feira (1), vem recebendo dinheiro via PIX de torcedores do Santos e do Vasco para "ajudá-los" na luta contra o rebaixamento. Por meio nota oficial, o clube repudiou a iniciativa e prometeu repassar os valores recebidos a ações sociais.
"O envio de PIXs para contas bancárias do América fere de forma irrefutável os princípios éticos do clube, marcados pela lisura, respeito às regras e caráter de seus dirigentes, bem como a dedicação e honestidade de seus atletas no desempenho de suas funções", diz o comunicado.
"Os recursos recebidos, não expressivos, serão empenhados em ações sociais, face a complexidade em retorná-los aos emissores."
A ideia de doar dinheiro ao clube mineiro para "motivá-lo" partiu de um humorista santista, que nomeou a ação como "operação salva Santos". Na sequência, torcedores do Vasco aderiram à ideia.
O América foi o primeiro clube a ser rebaixado matematicamente no Brasileirão 2023, ainda em novembro, após perder em casa por 3x0 para o Coritiba.
Leia a íntegra do comunicado
O América Futebol Clube, reconhecendo a capacidade das redes sociais de repercutirem de forma exponencial e, por vezes graves, os conteúdos publicados, repudia veementemente a iniciativa de torcedores de outros clubes interessados no resultado do jogo do América diante do Bahia, que ocorre neste domingo, às 18h30, na Arena Independência.
O envio de PIXs para contas bancárias do América fere de forma irrefutável os princípios éticos do clube, marcados pela lisura, respeito às regras e caráter de seus dirigentes, bem como a dedicação e honestidade de seus atletas no desempenho de suas funções.
Os recursos recebidos, não expressivos, serão empenhados em ações sociais, face a complexidade em retorná-los aos emissores.
“SOMOS POR MAIS ÉTICA NO FUTEBOL”