TAS confirma liberação provisória de Marcos Rojo e julgamento segue sem data definida
Divulgação/Estudiantes
TAS confirma liberação provisória de Marcos Rojo e julgamento segue sem data definida

O Flamengo segue tentando reverter nos tribunais a eliminação para o Estudiantes na semifinal da Libertadores. Nesta segunda-feira (26), o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou que autorizou provisoriamente o zagueiro Marcos Rojo a disputar o confronto de volta, realizado no dia 22 de outubro, no Maracanã. A decisão, tomada na véspera da partida, permitiu que o argentino entrasse em campo, mas não encerrou a discussão sobre a regularidade de sua inscrição.

O caso também envolve Palmeiras e Fluminense, que, assim como o Flamengo, estavam entre os clubes citados na disputa jurídica relacionada à inscrição do defensor. O pedido foi apresentado pelo Estudiantes e por Rojo contra a Conmebol, após a entidade rejeitar a regularização do jogador. A autorização provisória permitiu que o argentino atuasse na semifinal enquanto o processo segue em andamento, sem que o TAS tenha tomado uma decisão definitiva sobre a regularidade da inscrição.

• LEIA TAMBÉM:  Flamengo e Vini Jr. estão entre os destaques da Bola de Ouro 2026

Rojo - Estudiantes
Foto: Divulgação / Estudiantes
Rojo - Estudiantes


TAS confirma autorização provisória para Marcos Rojo

A decisão do tribunal foi tomada em 21 de outubro, após um recurso apresentado pelo Estudiantes e pelo próprio jogador. O pedido foi parcialmente aceito, garantindo a possibilidade de Rojo atuar na partida decisiva contra o Flamengo. O TAS esclareceu, porém, que a medida tinha caráter provisório e não representava um julgamento definitivo sobre a inscrição do zagueiro na Libertadores.

Antes disso, a Conmebol havia negado o pedido do clube argentino em duas oportunidades, nos dias 14 e 15 de outubro, após consultar a Fifa. A questão envolvia as regras de inscrição de jogadores, já que Rojo havia sido contratado pelo Estudiantes depois do encerramento da janela de transferências na Argentina. O defensor havia atuado pelo Racing até o fim de setembro.

Com a negativa da Conmebol, o Estudiantes recorreu ao TAS para tentar liberar o atleta para a semifinal. O tribunal autorizou sua participação, mas não afastou possíveis consequências esportivas ou disciplinares de uma eventual decisão desfavorável ao clube argentino no julgamento definitivo.

Flamengo x Estudiantes
DIVULGAÇÃO / CONMEBOL
Flamengo x Estudiantes


Flamengo tenta reverter eliminação na Libertadores

O Flamengo foi eliminado pelo Estudiantes após dois empates sem gols no tempo regulamentar e derrota por 3 a 2 na disputa de pênaltis, no Maracanã. A participação de Marcos Rojo no confronto de volta passou a ser questionada pelo clube carioca, que apresentou uma reclamação formal à Conmebol depois da partida.

Em nota divulgada no sábado (24), o Rubro-Negro afirmou que não iniciou o processo contra o Estudiantes, mas foi incluído na disputa após o clube argentino recorrer ao TAS. O Flamengo também declarou que havia avisado previamente que contestaria a escalação do zagueiro caso ele entrasse em campo. O clube carioca pede que o caso seja analisado antes da final da Libertadores. O regulamento da Conmebol prevê a possibilidade de derrota por 3 a 0 para equipes que escalem jogadores de forma irregular, mas uma eventual punição depende da análise do caso e de uma decisão das autoridades competentes. Até o momento, não houve alteração oficial no resultado da semifinal.

• SAIBA MAIS:  Flamengo na final? Entenda tentativa de "tapetão" na Libertadores

Estudiantes elimina o Flamengo no Maracanã
Reprodução/Edelp
Estudiantes elimina o Flamengo no Maracanã


Processo segue sem data para julgamento

Ao confirmar a autorização provisória, o TAS explicou que medidas desse tipo podem ser adotadas para atender aos prazos das competições esportivas. Elas permanecem válidas até que sejam revogadas ou até a conclusão do processo. O tribunal também informou que a audiência para analisar o mérito da disputa ainda não foi marcada. Portanto, a liberação de Rojo para jogar não significa que sua inscrição tenha sido considerada definitivamente regular, assim como a reclamação do Flamengo não garante uma mudança no resultado da semifinal.

Enquanto aguarda uma decisão, o Flamengo mantém a contestação sobre a participação do defensor argentino. Por ora, o Palmeiras e o Estudiantes seguem como finalistas da Libertadores, e a possibilidade de mudança na classificação depende dos próximos desdobramentos do processo.


    Compartilhar
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes