
O caso da agressão de Neymar ao companheiro Robinho Jr. tem feito com que ao mesmo tempo que ganha repercussão de um lado, também seja minimizado por outro. É o que acontece, muitas vezes, na análise de ex-jogadores sobre a situação.
Neymar já se desculpou sobre a situação e Robinho Jr. também se posicionou e explicou o ocorrido, além de o treinador Cuca ter quebrou o silêncio sobre o caso. Ao mesmo tempo, nos programas esportivos e nas redes sociais, a agressão é comentada e acaba sendo minimizada por ex-jogadores que atuam como comentaristas.
Um dos que chamaram a atenção sobre isso é Felipe Bastos, comentarista dos canais Globo. Ao comentar sobre o acontecimento, o ex-meia do Vasco disse que situações deste tipo precisam ser resolvidas dentro do vestiário e não vazar, como aconteceu no caso de Neymar e Robinho Jr.
Em dois momentos, enquanto falava sobre o tema, Bastos foi questionado pelo companheiro de bancada, o jornalista Carlos Eduardo Mansur.
Na primeira vez foi quando disse: “Tem algumas coisas dentro do futebol que você resolve ali dentro”. Prontamente Mansur perguntou: “O mundo do futebol de obriga a aceitar ser agredido?”.
Como resposta, o ex-jogador alegou: “[Obriga a você] a ser homem dentro do campo, você briga ali dentro, você resolve ali dentro e não leva pra fora”.
Em outro momento, enquanto seguia a linha de que a situação deveria ter ficado apenas entre o grupo de jogadores, Mansur fez novo questionamento: “A falta de hombridade então é de quem está cobrando direitos?”.
Bastos disse, na resposta, que a agressão não foi certa por parte de Neymar, mas respondeu: “Ser homem que eu falo é assumir responsabilidades de dentro do vestiário, de dentro do treinamento e ir debater com o cara. Isso são coisas que acontecem no futebol”.
O comentarista também falou sobre o pós-acontecimento. Ele não apontou nenhuma situação para Neymar, mas afirmou que os dias vão ser difíceis para Robinho Jr, que foi agredido.
“O dia a dia vai ser difícil para o Robinho, pois esses mesmos jogadores vão conviver. Já teve treinamento e eles treinaram no mesmo time, estiveram no mesmo vestiário”.
Mais ex-boleiros opinam
A espécie de defesa a Neymar também se repetiu com outros ex-jogadores, como Paulo Nunes, que, também durante debate na televisão, disse que o caso deveria ter sido resolvido entre os jogadores.
Outro que também opinou foi Kléber Gladiador, ex-Palmeiras e Cruzeiro. Conhecido dentro de campo pelo estilo mais de enfrentamento, ele próprio inicia o vídeo, publicados nas redes sociais, dizendo que em situações assim é especialista e logo em seguida frisou que Neymar está errado.
Kleber destacou que o pai de Robinho, que está preso e ficou indignado na cadeia, saia na porrada quando necessário e não corria para staff. Disse acreditar também que o staff está sendo "oportunista" com a situação e parece querer "tirar o jogador do Santos". Kléber salientou que situações assim “são corriqueiras no futebol e acontecem no futebol”.
Michel Bastos, ex-Palmeiras, São Paulo e Seleção Brasileira, alegou que situações assim são normais no futebol.
“Um recado para aqueles que nunca viveram vestiário, nunca viveram o dia a dia de um atleta, de um jogador de futebol. Existe uma parada no futebol que é igual marido e mulher, você passa muito mais tempo dentro de um vestiário treinando do que em casa. Então, futebol tem contato, você vai treinar, a porrada come, quem vive do futebol sabe, que muitas vezes acontece arranca rabo, essa molecada de hoje é folgada e faz parte. Vira homem, caramba. Pelo amor de Deus, uma frescura. Tem que tomar uns petelecos de vez enquando”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

Ao mesmo tempo em que os ex-atletas apontam que o caso deveria ter sido resolvido internamente, os jornalistas destacam o caso como grave e como situação que não deveria acontecer e, como aconteceu, que não pode ser aceita.
Robinho furioso com o caso
Pai de Robinho Jr., o ex-jogador Robinho, preso após condenação por estupro, recebeu na prisão a notícia sobre a agressão de Neymar ao filho e ficou furioso.
Segundo o jornalista Fábio Sormani, o ex-atleta do Santos quer providências a respeito do ocorrido. Sormani destacou que, por desejo de Robinho, foi foito o pedido de sindicância, o de fornecimento das imagens e uma manifestação do clube sobre as providências tomadas. Além disso, outro pedido seria o de agendamento de uma reunião para tratar de possível rescisão, caso o Santos não tome providência alguma.
Santos investiga o caso
Depois do ocorrido e da repercussão sobre o caso, o Santos se posicionou sobre a polêmica e revelou a abertura de processo para investigar a suposta agressão.
"O Santos FC informa que por determinação da presidência foi instaurado, logo após a ocorrência dos fatos, processo de sindicância interna para analisar o episódio que envolveu os atletas Neymar Jr. e Robson de Souza Jr (Robinho), durante o treino deste último domingo (03/5), no CT Rei Pelé. O Departamento Jurídico do Clube está responsável pela condução da sindicância".