
O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, voltou a se envolver em polêmica nas redes sociais por curtir uma publicação que desdenha das leis contra o racismo no Brasil . O vídeo compartilhado por um perfil anônimo no Instagram mostra o trecho de uma pregação, em que o suposto pastor pede que seus devotos ignorem as leis anti-racistas em relações de intimidade entre duas pessoas.
"Tu chama a hora que tu quiser o seu irmão, que tu conhece, que tu tem intimidade. Chama de criolo, chama de preto, chama de macaco. Se tu tem intimidade pra isso, mas as leis se f*** pra lá", disse o homem durante o culto.

Nos comentários da publicação, vários perfis ficaram surpresos com a reação do atacante de Palmeiras — alguns em tom de crítica, outro favoráveis à manifestação.

A reportagem do Portal iG não conseguiu identificar a data em que o vídeo foi gravado. Em 2023, a lei estabeleceu que a injúria racial (com palavras ofensivas sobre a raça ou a cor de uma pessoa, como foi o caso do vídeo) se equipararia ao crime de racismo, crime que não aceita pagamento de fiança e não prescreve.
Vitor Roque já se manifestou contrário ao racismo em março deste ano, quando se solidarizou com o companheiro de time Luighi. O jovem atacante das categorias de base havia sido vítima de ataques racistas de torcedores do Cerro Portenho, do Paraguai, durante uma partida da Libertadores Sub-20.
Após o jogo, o jogador desabafou na transmissão da partida. O caso ganhou repercussão mundial.
"Quero mandar uma força pro Luighi. É uma situação muito difícil de passar. Eu já passei por isso, mas nunca bati de frente. Admiro muito quem faz esse movimento. Acho que o racismo não cabe no futebol e em lugar nenhum. Acho que tem q banir do estádio, ir pra prisão", disse na época Vitor Roque.O Portal iG entrou em contato com o Palmeiras e aguarda o posicionamento do clube. A assessoria de imprensa do jogador disse que Vitor Roque não vai se manifestar sobre o caso.
Homofobia depois de jogo
Não é a primeira vez que o jovem artilheiro do Palmeiras se envolve em polêmicas na internet. Em setembro deste ano, Vitor Roque publicou uma imagem com teor homofóbico, após vencer um clássico contra o São Paulo, no Morumbis, pelo Brasileirão.

O post foi retirado do ar poucos minutos após a publicação. Contudo, a manifestação de intolerância foi denunciada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na reta final do Brasileirão, o jogador corria o risco de ser suspenso.
Porém, na véspera do julgamento, o Palmeiras chegou a um acordo com o STJD que diminuiu a punição sobre o atleta, que foi multado em R$ 80 mil e obrigado a se retratar no próprio perfil nas redes sociais. A publicação está fixada na conta de Vitor Roque no Instagram.

Briga com a mãe
Vitor Roque também foi flagrado em um gravação, divulgada em setembro deste ano pelo jornalista Léo Dias, ofendendo a própria mãe. Na época do caso, ele ainda atuava pelo Bétis, da Espanha.
“A senhora que é arrogante, sua prepotente! Sua arrogante. Vagabunda é a senhora, prepotente. Vai com suas amigas aí, tudo filha da put* todo mundo. Interesseira”, disse o atacante.
O material faz parte de um processo que sua ex-companheira, a influenciadora Dayana Lins, move contra ele.