
O São Paulo se recuperou da derrota sofrida contra o Fluminense e goleou o Internacional, por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (3), pela penúltima rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro, em Santos. Enquanto os paulistas se consolidam no G-8, o Colorado vai precisar de uma combinação de resultados para evitar o rebaixamento na última rodada.
O Tricolor começou a partida pressionando o adversário. Luciano teve duas oportunidades logo nos primeiros minutos, mas desperdiçou as chances de cabeça.
Aos 20 minutos, o ímpeto do São Paulo surtiu efeito. Mais organizado que o rival, o time de Hernán Crespo chegou ao gol. Após falta cobrada da intermediária, o zagueiro Sabino colocou a cabeça e abriu o placar.
O gol deixou o Colocado atordoado e o Tricolor quase ampliou o marcador com Tápia, mas Rochet salvou o lance cara a cara. Aos 28 minutos, o Inter finalmente reagiu. Bernabei foi lançado dentro da área, driblou Rafael e finalizou. Maik rebateu a bola quase em cima da linha.
O lateral direito Tricolor não foi protagonista somente no setor defensivo. Após contra-ataque, Maik enfiou o pé, a bola desviou na zaga e surpreendeu o goleiro. O São Paulo abriu vantagem nos últimos instantes do primeiro tempo, mas, mesmo com a vitória encaminhada, torcedores protestaram contra o presidente Júlio Casares no intervalo.

Na segunda etapa, o Tricolor manteve o ritmo. Marcos Antônio encontrou, através de um passe de mestre, Luciano dentro da pequena área. Com frieza, o artilheiro do time no ano deu uma cavadinha para encobrir Rochet e fazer 3 a 0 para o São Paulo.
Com a vantagem no placar, a equipe paulista recuou e o Inter passou a rondar a entrada da área. O Colorado exigiu boas defesas do goleiro Rafael, mas não conseguiu tirar diminuir o prejuízo.
Com a vitória, o São Paulo dá um passo importante para terminar o campeonato no G-8, que pode garantir a ele uma vaga na próxima fase pré-Libertadores. O time de Crespo encara o Vitória, no Barradão, para encerrar a temporada.
Já o Internacional enfrenta o RB Bragantino na última rodada precisando vencer e torcer por tropeços dos rivais na luta contra o rebaixamento.
Prostestos
Mesmo com a vitória, o São Paulo vive um final de ano melancólico. Após a goleada de 6 a 0 para o Fluminense, na última rodada, no Maracanã, o diretor de futebol Carlos Belmonte entregou o cargo.
A insatisfação da torcida com a situação do clube tem gerado uma série de protestos contra os mandatários tricolores. Nos arredores do Morumbis, os torcedores fizeram ilustrações, em murais, com críticas a gestão do clube. Além disso, antes da partida contra o Inter, na Vila Belmiro, torcedores pediram a saída do presidente Júlio Casares com faixas e camisas.

Homofobia
Após a goleada sofrida para o Vasco, por 5 a 1, em São Januário, o Inter demitiu o técnico Ramon Díaz e apostou em um velho conhecido da torcida para escapar do rebaixamento: Abel Braga.
Contudo, o técnico gerou polêmica logo na coletiva de apresentação no novo clube. O treinador deu uma declaração homofóbica que motivou a abertura de uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.