
Após o empate contra o Fluminense, no Allianz Parque, pelo Brasileirão, que deixou o Palmeiras um pouco mais distante da luta pelo título, o técnico Abel Ferreira não poupou críticas ao atacante argentino Flaco López . Apesar de ser um dos principais artilheiros da equipe nas últimas temporadas, o camisa 42 costuma ser um dos alvos do treinador, que já manifestou publicamente insatisfação com o desempenho do jogador em diversas oportunidades.
Contra o Fluminense, no último sábado (22), Abel contestou a tomada de decisão de Flaco durante o jogo. “É um assunto que vou ter com ele pessoalmente. Uma coisa é o que peço e a outra é o que ele anda fazendo. Ele esqueceu de fazer o que estava fazendo. Ao invés de correr para frente, está correndo para trás. Se for para correr para trás, é melhor colocar o Mauricio ou Facundo. Ele é centroavante, e não armador. Tem a tática, a técnica e a questão física, mas a decisão é do jogador.”
Durante a Copa do Mundo de Clubes, mesmo após uma vitória sobre o Al Ahly, garantida após um gol de Flaco López, o português voltou a puxar a orelha do atacante. “Quando buscamos o Flaco, foi pelas características. Ele é forte, alto e canhoto, algo difícil de achar. O que falta nele é maturidade. Ele é muito bom, só é distraído. Sabe aquela bola que falhou? Se amanhã, quando eu olhar pra ele e perguntar o que ele quis fazer, ele vai me dizer que era com o pé direito. Então, se nós treinamos isso, por que tu não fazes? Quando a bola vem da esquerda é com o pé direito, é só encostar o pé!” , alertou o técnico.
A implicância de Abel com o argentino vem de longe. No Paulistão deste ano, no Derby contra o Corinthians na primeira fase, o atacante sequer foi relacionado para a partida. Durante a entrevista coletiva, o comandante alviverde explicou o motivo e cobrou empenho do atleta. “Sobre o Flaco, ele já sabe os critérios para jogar na equipe. Nós esperamos que ele continue e mostre no treino o quanto quer jogar nesta equipe.”
Mesmo sendo um dos destaques da equipe no ano passado, com 22 gols, Flaco começou a atual temporada sem prestígio no Palmeiras . Abel Ferreira chegou a declarar que preferia um jovem da base como centroavante em uma declaração de janeiro deste ano. “O Thalys, como já falei, é um jogador que, neste momento, é nosso melhor centroavante. O López está com dificuldades notórias. Precisamos ver mais dele, mais vontade”, disse Abel, citando também que o atleta lesionou o nariz durante a pré-temporada e vinha tendo que usar uma máscara de proteção no rosto. “É verdade que (López) teve um problema no nariz, está a voltar, notam-se debilidades, a máscara atrapalha um pouco na parte técnica, mas precisamos de mais dele e precisamos que essa preparação em competição seja igual para todos.”
Argentina
Flaco López vive sua melhor temporada com a camisa do Palmeiras . Desde que formou dupla de ataque com Vitor Roque, o argentino passou a brilhar com a camisa do Verdão e vive sua temporada mais artilheira pelo time paulista, com 23 bolas nas redes.
O bom desempenho não passou despercebido por Lionel Scaloni, treinador da seleção argentina. O atacante palmeirense recebeu sua primeira convocação para a Argentina e passou a integrar a lista dos selecionados do treinador.
Ele foi convocado por Scaloni nas últimas três Datas FIFA e já soma dois jogos com a camisa albiceleste. Apesar de ainda não ter marcado por seu país, ele deu uma assistência no amistoso contra Porto Rico, na vitória dos argentinos por 6 a 0.