Lyanco quebra o silêncio após briga com torcedores do Atlético-MG

Jogador discutiu com alvinegros durante a disputa de pênaltis que decidiu o título da Copa Sul-Americana

Lyanco quebra o silêncio após briga com torcedores do Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético
Lyanco quebra o silêncio após briga com torcedores do Atlético-MG

Dois dias após a dolorosa derrota do Atlético Mineiro para o Lanús na grande final da Copa Sul-Americana, o zagueiro Lyanco foi às redes sociais para se pronunciar sobre a discussão com torcedores em meio à disputa de pênaltis que decidiu o título para os argentinos.

Em sua conta oficial no Instagram, que possui mais de 540 mil seguidores, o defensor de 28 anos abordou o tema e criticou a postura de alguns alvinegros durante a partida.

Veja abaixo o pronunciamento completo de Lyanco:

"Fala, galera! Beleza? Estou aqui para falar sobre o que tem repercutido nos últimos dias. Depois de um jogo (final da Sul-Americana) tenso, nervoso, para todo mundo, não só para os torcedores, que a gente entende o que fizeram e deixaram de fazer para estar lá (Assunção, no Paraguai), estamos cientes disso tudo.

Inclusive, foi a primeira coisa que eu falei para a minha família: o que mais dói, o pior de tudo, é ver o pessoal, quando o juiz acaba o jogo, virando as costas e tendo que ir embora.

Mas não estou aqui para falar isso, sobre o que eu faço ou não, mas sim, sobre aquele lance (discussão). Primeiro de tudo, estávamos ali a pedido da Conmebol. Decidiram que os jogadores que não estavam relacionados ao duelo ficariam ali. Por isso, ficamos na arquibancada, próximo às famílias, aos torcedores.

O que aconteceu ali, depois eu até vi o vídeo dessa cara falando que, em momento nenhum, xingou a mãe de ninguém. Para, velho. Não tem nenhum santinho aqui. Tem vezes que vem gente aqui, na porta do CT, xingar minha mãe, e eu vou lá no meu Instagram falando que estão xingando minha mãe?

Você quer ser torcedor? Entende o que você é. Tem que saber o que você escuta. Isso foi uma reação minha, não foi uma ação, eu não comecei. Eu reagi ao que foi falado. Se eu não tivesse feito nada, estava todo mundo postando após o final do jogo: 'Olha como está o time, não está unido. Como ganha assim? Ninguém ligando para nada, ninguém nervoso, ninguém triste. Todo mundo feliz, ouvindo música, com dinheiro, carro...'. Quando a gente tá ali, bate de frente, quente, vivendo o momento, nós estamos errados porque desrespeitamos o torcedor. Da mesma forma que vocês cobram, xingam, a gente também é cobrado, se cobra individualmente, como um grupo.Ali foi um momento onde estávamos como torcedores, numa arquibancada, entendendo o calor do jogo.

Outro fator: os xingamentos não aconteceram após uma partida, foram durante os pênaltis. O jogador do Lanús perdeu o pênalti, ele estava xingando, estávamos vivos ainda, ainda tínhamos chances. Acabou o jogo, faz o que você quiser, irmão. Vamos para o vestiário, não iremos ouvir, fugiremos disso, aliás. Agora, no meio do jogo? Você está torcendo ou o que? Vai e torce, grita. Quer falar besteira? Fica quieto.

Depois quer reclamar da nossa reação de defender um colega, que está aqui todos os dias, que com certeza não queria perder o pênalti. Ou você acha que ele não queria ser o herói do título. Então acho que é isso, vocês tem que parar de cair em conversinha de quem faz vídeo para YouTube, Instagram, falando um monte de m..., que ninguém sabe de nada.

Outra coisa, em respeito ao clube, eu nunca deixei faltar nada. Faço isso, provo isso, dentro de campo. Vocês sabem disso, o quanto eu já briguei por vocês, meses atrás, quando eu fui contra pessoas do nosso próprio clube, por conta do Atlético, da torcida. E hoje estou ouvindo falar que eu não respeito o torcedor, o clube... Nunca deixei de respeitar, nunca deixei de levar isso para minha casa.

Vocês me seguem, veem minha família, meu filho. Meu filho, no dia seguinte, falou: 'Papai, mesmo assim a gente é Galo, não é?' Então vocês não sabem a forma que eu vivo aqui, a forma com que eu amo o clube, não só eu, mas todos que estão aqui. Estou aqui só para deixar mais claro, também para ter uma voz minha como capitão, líder, por minha reação... Tem que valorizar quem ama o clube, quem vive isso de verdade", disse Lyanco.

Entenda a confusão

Uma  forte discussão entre os torcedores e parte dos próprios jogadores do Atlético Mineiro foi flagrada nas arquibancadas do Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O tumulto ocorreu em meio às cobranças de pênaltis, que definiram o Lanús como campeão da Copa Sul-Americana de 2025, no último sábado (22).

Nas imagens compartilhadas na rede social X (antigo Twitter), um alvinegro aparece próximo de outros torcedores em um dos setores do estádio, criticando a contratação e a atuação do atacante Biel, que desperdiçou uma cobrança de pênalti, além de ter perdido chances de gol na prorrogação da grande final (veja abaixo o vídeo).

Lyanco  e Cuello então surgiram após Lautaro Acosta, do Lanús, cobrar para fora a primeira oportunidade de encerrar a decisão. O atacante rebateu imediatamente com gestos. O zagueiro foi em direção às críticas e, em meio a xingamentos, disparou: “Cadê ele? Quem tava falando aqui? Filho da ****”. Os jogadores ainda tiveram o coro de outros atletas e de parte da comissão do clube.