
Estrela internacional, maior artilheiro da história da Holanda e cheio de polêmicas, Memphis Depay, atacante de 30 anos que atualmente defende o Corinthians, é um dos principais astros de sua geração no futebol.
No entanto, nem só de controvérsias e gols vive o jogador, que também se destaca fora das quatro linhas pelas diversas ações sociais promovidas durante sua carreira no esporte.
Veja abaixo 5 ações sociais que Memphis Depay se envolveu:
1) Apoio a Oruam pela situação no Rio de Janeiro

Em meio a repercussão da situação complicada vivida no Rio de Janeiro nesta semana, Memphis Depay foi às redes sociais demonstrar apoio a Oruam, famoso rapper carioca (veja abaixo a mensagem).

“Fique forte nesses tempos difíceis. As crianças e a nova geração, você pode salvá-las", enviou o holandês ao artista em sua conta oficial no Instagram, conforme divulgou o cantor.
Com mais de 2.500 agentes, a ação realizada nos complexos do Alemão e da Penha mirava a cúpula do Comando Vermelho (CV). Ela se tornou a operação policial mais letal da história do Brasil, com 132 mortes, conforme informou a Defensoria Pública ao Portal iG, ultrapassando o massacre do Carandiru, que deixou 111 presos mortos.
2) Ida à favelas de São Paulo
Logo no início de sua inesperada passagem pelo Corinthians, o jogador viralizou nas redes sociais ao visitar a Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Pedro Melo, morador da região, explicou como foi viver o episódio curioso ao lado do craque, que viralizou nas redes sociais ao aparecer num vídeo assistindo tranquilamente às crianças jogando no local.

"Eu estava treinando e chegaram uns carros chamando atenção e começou a descer um pessoal. Tinha fotógrafo e tudo... A gente estranhou. Aí de cara nos deparamos com o Depay. Conversamos com os seguranças e perguntamos se podíamos fazer um vídeo. Eles deixaram. Ele sentou com a gente, conversou e falou que queria ver a gente jogar", disse em entrevista à ESPN.
Meses depois, Memphis voltou a ir em uma favela, desta vez, Paraisópolis, a maior da cidade de São Paulo.
No Domingo de Páscoa, um dia após marcar os dois gols da vitória do Corinthians sobre o Sport, Depay foi à região e tirou fotos com diversas crianças presentes no local.
3) Memphis Foundation

Filho de pai ganês, Memphis Depay não esqueceu de suas origens. No país do oeste africano, criou a "Memphis Foundation" (Fundação Memphis, na tradução ao português), entidade focada em ajudar os cerca de 24 mil jovens cegos e surdos que vivem na nação.
Com o projeto, o atleta ofecere diversas oportunidades ligadas com o esporte e a música, áreas em que o jogador atua diretamente.
Dentro das diversas doações feitas pela Fundação Memphis está a reforma da Escola de Surdos e Cegos de Cape Coast, cidade localizada no litoral de Gana.
4) Ação na luta contra a Covid-19
Em março de 2020, a proliferação extrema do vírus da Covid-19 afetou o mundo de uma maneira neste século. Ainda no Lyon, da França, Memphis Depay usou sua influência para lutar contra a situação.
Na época, representando a Under Armour, o jogador se uniu a fornecedora estadunidense para a doação de milhares de camisetas para profissionais que batalhavam a situação.
"Quero agradecer a todos os profissionais de saúde pelos seus esforços incríveis durante esta crise. Juntamente com a Under Armour, estou doando camisetas que ajudarão a equipe médica a se manter fresca por baixo de todos os EPIs que precisam usar. Juntos, podemos ajudar", escreveu Memphis em publicação feita em seu Instagram.
5) Luta contra o racismo
Além de lutar por causas sociais, Memphis Depay nunca se escondeu de combater o racismo presente no mundo atual, principalmente dentro do futebol, se pronunciando contra em diversas oportunidades.
Em abril de 2019, o jovem atacante Moise Kean, que defendia a Juventus na época e agora atua pela Fiorentina, foi vítima de ofensas racistas de torcedores do Cagliari após marcar o segundo gol de sua equpe na partida.
Memphis, que estava no futebol francês, foi às redes sociais para defender o garoto italiano da situação (veja a publicação abaixo).

"É uma pena que ainda estejamos falando sobre racismo em 2019! Mas precisamos nos manifestar! Somos todos iguais!", escreveu Depay.
Quatro anos depois, foi a vez de Romelu Lukaku, ex-companheiro de Memphis no Manchester United, sofrer racismo de torcedores em uma partida da Juventus.
Enquanto defendia a Inter de Milão, o atacante belga sofreu com cantos racistas, que partiram da torcida bianconeri.
Com isso, Memphis foi ao Instagram para chamar todos os companheiros de profissão para uma luta conjunta contra o problema.
"Cego e surdo para o mundo, mas nunca para o racismo! Está na hora de todos os atletas se unirem para acabar com esta doença da maneira correta. Nós podemos mudar esta situação, não podemos depender das 'corporações', elas não vão fazer nada", afirmou o atleta.