Como se espera de uma semifinal de Libertadores, o duelo entre LDU e Palmeiras começou tenso. Flaco López, centroavante do Verdão, recebeu um cartão amarelo com apenas quatro minutos, por atingir, com seu pé alto, o ombro de Carlos Gruezo.
Logo depois, Carlos Miguel salvou o Alviverde de sofrer um gol nos instantes iniciais do jogo. Villamíl recebeu dentro da área e bateu de primeira, mas parou no goleiro.
Ainda no começo, o arqueiro de 2,04 m fez mais duas boas defesas, nos chutes de longe do lateral-esquerdo Quiñónez.
Dono de potentes finalizações, Quiñónez voltou a aparecer bem no flanco esquerdo do ataque equatoriano, arrancando e deixando Villamíl livre na grande área. O meio-campista dominou, ajeitou e bateu forte para abrir o placar.
Após a primeira chegada perigosa do Palmeiras na noite (chute forte para fora de Raphael Veiga), a situação piorou para o Verdão, com o pênalti cometido por Andreas Pereira, ao bloquear um chute com a mão esquerda.
Na cobrança, o centroavante Lisandro Alzugaray bateu firme no canto direito da meta defendida por Carlos Miguel, estufando as redes e ampliando o placar.
Sendo amassado, o Alviverde criou sua primeira real chance de gol perto dos acréscimos. Veiga encontrou Vitor Roque sozinho com um belo lançamento, mas viu o "Tigrinho" desperdiçar a oportunidade.
Já nos acréscimos, a LDU colocou seu terceiro gol no placar. Em mais uma escapada rápida pelas laterais, a bola chegou em Villamíl novamente. Com calma, o boliviano chutou, contou com desvio em Khellven e marcou seu segundo.
Com Giay em Khellven, e Sosa em Veiga, o Palmeiras voltou mais ligado do intervalo, mas não conseguiu criar nenhuma grande chance nos primeiros minutos da etapa final.
Com a enorme vantagem, a Liga de Quito tirou o pé do acelerador, abaixou suas linhas de marcação e passou a disputar um jogo mais conservador.
Mesmo sem a pressão avassaladora executada pelos mandantes no primeiro tempo, o Palmeiras não conseguia superar a marcação e incomodar o experiente goleiro Alexander Domínguez.
Apenas na reta final do duelo, o time da Barra Funda forçou uma grande defesa do guarda-redes adversário. Após vacilo do defensor rival, Ramón Sosa saiu sozinho, na cara do gol, mas não converteu a chance.
Nos acréscimos, dois lances impactantes: a chance perdida por Estrada, em contra-ataque avassalador, e a expulsão de Ramírez, por entrada forte em Giay.
Campanhas
Palmeiras e LDU se enfrentam na noite desta quinta-feira (23), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, no jogo de ida do confronto válido pela semifinal da edição de 2025 da Libertadores.
Para alcançar esta fase, o Verdão precisou passar pelo tradicional River Plate nas quartas de final. No duelo contra os argentinos, a equipe paulista venceu as duas partidas, no Monumental de Núñez e no Allianz Parque.
Antes disso, o Alviverde aproveitou o sorteio favorável e despachou, com facilidade, o Universitario, do Peru. No jogo de ida, em Lima, a equipe de Abel Ferreira goleou por 4 a 0, enquanto na volta, em São Paulo, apenas administrou a vantagem.
Enquanto o adversário desta noite viajou pela América do Sul, a LDU foi ao Brasil e superou dois dos principais candidatos ao título: Botafogo e São Paulo.
Nas oitavas, venceu o Glorioso de virada, por 2 a 1 no agregado. Na fase seguinte, derrotou o Tricolor Paulista duas vezes, em Quito e no Morumbis.
Outro lado da chave e final
Quem avançar vai enfrentar Racing ou Flamengo na grande final da competição. Argentinos e cariocas fizeram o jogo de ida na última quarta-feira (22), no Maracanã.
Grande favorito para a vaga, o Rubro-Negro sofreu com a raça e vontade do adversário, mas abriu o placar aos 43 minutos do segundo tempo, em chute de Jorge Carrascal desviado no defensor, e levou uma vantagem simples para a segunda metade, que será disputada em Avellaneda.
A grande final da edição de 2025 da Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. No entanto, com a grande crise política que afeta o país, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) pensa em mudar a sede da decisão.