Rival do Flamengo: “Maravilha” Martínez já foi preso e catou lixo
Reprodução/Instagram
Rival do Flamengo: “Maravilha” Martínez já foi preso e catou lixo

Nesta quarta-feira (22), o Flamengo entra em campo contra o Racing-ARG, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Porém, o sonho de chegar a mais uma final da competição continental tem uma grande ameaça: o atacante Adrián “Maravilha” Martínez.

Principal jogador da equipe argentina, Martínez é o artilheiro da Libertadores ao lado de Flaco López, com sete gols cada. Porém, não é só dentro de campo que ele se destaca. Aos 33 anos, o atacante passou por muita coisa até alcançar o protagonismo de hoje.

Sem categorias de base e com um início tardio, ele começou sua carreira nas divisões inferiores da Argentina, em 2015, quando atuou pelo Defensores Unidos, time da Quarta Divisão do país.

Martínez quando defendia o Defensores Unidos nas divisões inferiores
Reprodução/Instagram
Martínez quando defendia o Defensores Unidos nas divisões inferiores

“Eu nunca disse que esse seria meu trabalho, nunca imaginei jogar profissionalmente, mas sempre gostei. Eu não tive nenhuma referência, nem ninguém que me motivasse a seguir, só um amigo que confiou em mim” , disse o argentino ao site da Conmebol.

Prisão

Porém, antes disso, ele precisou superar muita coisa para chegar onde está hoje e ser um dos artilheiros da Libertadores. Antes de se tornar jogador, precisou trabalhar em outros empregos para se sustentar, como pedreiro e coletor de lixo.

Até que uma tragédia familiar se tornou um pesadelo para Maravilla Martínez, mas também serviu de virada para sua vida. Em 2014, seu irmão foi assassinado, e ele foi acusado de liderar uma vingança contra o suposto autor dos disparos.

Com isso, foi julgado e condenado à prisão. Detido, passou seis meses preso até conseguir provar sua inocência. Foi após esse episódio que sua carreira como futebolista começou.

“Os presos se matam e passam fome. A maioria está o dia todo drogada ou sob efeito de medicamentos. Não é como nas séries, que te dão comida em bandejas. Se a tua família não te leva comida, não come nada. Depois de passar por isso, você vê a vida de outra maneira e aproveita tudo o que tem” , contou o atacante ao portal argentino Infobae.

Primeira divisão

Maravilla Martínez em sua passagem pelo Libertad
Reprodução/Instagram
Maravilla Martínez em sua passagem pelo Libertad

Após passar pelo Defensores Unidos, Martínez foi para o Atlanta. Até que, em 2018, enfim, chegou à primeira divisão, mas na do Paraguai, quando foi contratado pelo Sol de América. E não precisou de muito tempo para mostrar seu faro de gol: marcou 13 em 20 jogos pela equipe.

O bom desempenho o levou ao Libertad no final daquele ano, um dos maiores clubes do país. Pelo time paraguaio, disputou 86 partidas e marcou 22 gols. Ainda teve uma passagem apagada pelo Cerro Porteño, por empréstimo.

Brasil

Em 2022,  Maravilla Martínez  desembarcou no Brasil para defender o Coritiba. Chegou à equipe paranaense por empréstimo do Libertad, porém, não conseguiu se firmar e teve uma curta passagem pelo futebol brasileiro.

Em solo brasileiro, o atacante teve uma curta passagem pelo Coritiba
Felipe Dalke/CFC
Em solo brasileiro, o atacante teve uma curta passagem pelo Coritiba

Pelo Coxa, entrou em campo em 22 oportunidades, marcou quatro gols e deu uma assistência. Todos os tentos foram no Campeonato Brasileiro — contra Atlético-MG, Ceará, Red Bull Bragantino e Juventude. Mas, na reta final daquela edição da competição, ele já não era mais utilizado.

Retorno à Argentina

Em 2023, Martínez finalmente retornou ao futebol argentino ao assinar com o Instituto. E lá voltou a brilhar: em uma temporada, anotou 18 gols em 48 partidas, desempenho que o credenciou a uma transferência para o Racing, onde seu nome passou a ser conhecido em todo o continente sul-americano.

Em 2024, o Racing adquiriu Adrián “Maravilha” Martínez e, logo em seu primeiro ano de clube, ele foi peça fundamental na conquista da Copa Sul-Americana, sendo o artilheiro do torneio com 10 gols. Foi aí que começou a se tornar o terror dos brasileiros.

Naquela Sula, ele marcou três gols e deu duas assistências contra times do Brasil. Na fase de grupos, a vítima foi o Bragantino; no mata-mata, o Athletico-PR e o Corinthians. Na grande decisão do torneio, marcou um dos três gols do Racing na vitória sobre o Cruzeiro por 3 a 1.

Neste ano, o Botafogo foi o primeiro a sofrer com Maravilla Martínez, as equipes se enfrentaram na Recopa Sul-Americana, e ele marcou no jogo de ida, ajudando seu time a conquistar a competição. Em seguida, foi o Fortaleza, na fase de grupos da Libertadores. Por fim, buscando colocar o clube argentino na final do torneio continental, Martínez terá o Flamengo pela frente, em uma decisão que começa nesta quarta-feira (22).

Pelo Racing, o atacante soma 86 jogos e 50 gols.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes