Nesta semana, o Palmeiras optou por afastar sua equipe sub-17 do Campeonato Paulista da categoria. Com isso, o Verdão utilizará seu time sub-16 no restante da competição estadual, incluindo comissão técnica e staff.
Após toda a repercussão do caso, o coordenador das categorias de base do Verdão, João Paulo Sampaio, usou seu perfil no Instagram para se pronunciar sobre o assunto. De acordo com o dirigente, a decisão do clube se deu por questões disciplinares.
"Por transparência e por eu não gostar de especulações. No caso do sub-17, não houve indisciplina, só uma decisão de como o clube pensa e age, sendo sempre os valores coletivos acima dos individuais (atletas, funcionários, empresários, família). Nesse mundo em que o umbigo é sempre o mais importante, mostramos por ações que somos, primeiro, sociedade. Vida que segue, que hoje tem Palmeiras. Avanti!" , publicou JP Sampaio .
Quem também se pronunciou foi o treinador do Palmeiras sub-17, Artur Itiro, que afirmou que não houve ato de indisciplina e que o caso serve como exemplo para esta e demais gerações.
"É uma decisão tomada pelo João Paulo Sampaio com o intuito de reforçar a importância e o tamanho do Palmeiras acima de elencos (categorias e gerações), interesses e performances individuais ou resultados. O exemplo está sendo dado para esta e demais gerações sobre os valores pregados.
O Palmeiras valoriza a formação do ser humano acima da formação do atleta. Valoriza a entidade e a coletividade acima dos interesses individuais. Não houve nenhum ato de indisciplina propriamente" , escreveu o comandante.
Paulista Sub-17
No último final de semana, o Palmeiras se classificou para as quartas de final do Campeonato Paulista Sub-17. A classificação veio após derrotar o Brasilis por 8 a 1 no placar agregado.
O time já disputou 24 vezes pelo torneio, com 22 vitórias, um empate e uma derrota, somando 103 gols marcados e nove sofridos. Na próxima fase do estadual, o Verdão
enfrentará o Guarani.