
A fase de classificação das seleções para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada entre junho e julho do próximo ano em Estados Unidos, Canadá e México, está entrando em sua reta final.
Somente nesta Data Fifa, 10 países se juntaram aos 18 que já haviam confirmado uma vaga na competição, preenchendo 28 dos 48 lugares disponibilizados pela Fifa (58,3%).
Classificações nesta Data Fifa
O primeiro classificado neste mês foi o Egito. A nação africana confirmou o favoritismo e a primeira posição do Grupo C de seu continente ao derrotar Djibouti na última quarta-feira (08), por 3 a 0.
No dia seguinte, foi a vez da Argélia se colocar em sua quinta Copa do Mundo, primeira desde 2014. O país árabe venceu sua chave com uma rodada de antecedência, batendo a Somália por 3 a 0.
Gana se tornou a quinta equipe africana classificada no último domingo (12). As "Estrelas Negras" contaram com um gol de Mohammed Kudus, ponta do Tottenham, para derrotar Comoros por 1 a 0 e segurar a primeira posição de seu grupo.
Na segunda-feira (13), Cabo Verde se tornou a terceira estreante desta Copa do Mundo e o segundo menor país (em habitantes) a disputar a competição. O país lusófono superou Essuatíni por 3 a 0 para obter tal feito.
Seis seleções se classificaram nesta terça-feira (14), último dia de Data Fifa: África do Sul, Catar, Inglaterra, Arábia Saudita, Costa do Marfim e Senegal.
A "Bafana Bafana" entrou na última rodada do Grupo C, o mais apertado da África, precisando de uma combinação de resultados para ir ao Mundial: vitória sobre Ruanda e um triunfo nigeriano sobre Benim.
Em sua partida, resultado tranquilo: um 3 a 0 encaminhado ainda no primeiro tempo. Já na outra partida, a Nigéria abriu o placar cedo, sofreu algumas chances, mas goleou o rival direto por 4 a 0, se colocando na repescagem do continente e confirmando o retorno da África do Sul à Copa do Mundo.
Seguindo no "Berço da Humanidade", a Costa do Marfim também está de volta à competição após um longo hiato. O país bateu Quênia com tranquilidade, por 3 a 0, e assegurou sua vantagem sobre o Gabão na liderança do grupo.
Na Ásia, o Catar derrotou Emirados Árabes Unidos por 2 a 1, e a Arábia Saudita segurou um empate sem gols diante do Iraque, preenchendo mais duas vagas da confederação no torneio.
Por fim, a Inglaterra se tornou a primeira classificada da Europa para a Copa do Mundo. Para atingir seu objetivo de maneira antecipada, os comandados pelo alemão Thomas Tuchel precisavam de uma simples vitória sobre a Letônia em Riga. O resultado veio com facilidade: 5 a 0, com dois de Harry Kane, artilheiro do mundo na temporada.
Veja todas as seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026:
Anfitriões
Estados Unidos
México
Canadá
Argentina
Brasil
Equador
Paraguai
Colombia
Uruguai
CAF (África)
Marrocos
Tunísia
Argélia
Egito
Senegal
Costa do Marfim
África do Sul
Cabo Verde
Gana
AFC (Ásia)
Japão
Coreia do Sul
Austrália
Uzbequistão
Jordânia
Irã
Catar
Arábia Saudita
Nova ZelândiaUefa (Europa)
Inglaterra