
O Brasil foi derrotado pelo Japão pela primeira vez na história do confronto, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo, disputado nesta terça-feira (14), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. Após o apito final, o treinador Carlo Ancelotti concedeu entrevista coletiva e respondeu a questionamentos da imprensa sobre a virada sofrida pelo time canarinho.
O técnico italiano destacou a frustração pelo resultado e também que a seleção brasileira vinha bem na partida, mas deixou escapar a vitória por questões mentais, após sofrer o primeiro gol dos japoneses.
"Não está tudo bem, não. Quando a equipe perde, estamos incomodados, isso é normal. Todo mundo está incomodado. Não gosto de perder, nem os jogadores. Temos que aprender com essa derrota, como sempre no futebol", inicou.
"Acho que o jogo de hoje, até o erro do Fabrício, estava bem controlado. Depois, eu tenho muito claro o que passou. A equipe caiu mentalmente depois do primeiro erro. Isso foi o maior erro da equipe. Não acho que a segunda etapa não era boa. Repito, o erro afetou demais" , complementou Carleto.
Ancelotti também reafirmou a estratégia de seguir realizando testes nos amistosos preparatórios, visando à construção de uma equipe mais forte até a Copa do Mundo de 2026.
“Falamos ontem: essa Data-Fifa era para testes e vamos seguir fazendo testes na Data-Fifa de novembro. O nosso planejamento não muda. Foi uma boa aula essa noite. Há coisas que precisamos aprender sobre o jogo de hoje, sobretudo na segunda parte.
Acho que temos que ter equilíbrio no que fazer. Equipe jogou muito bem contra a Coreia, jogou bem no primeiro tempo (contra o Japão) e muito mal no segundo tempo. É um processo, e na Copa do Mundo temos que ter equilíbrio. Temos que aprender com os erros na segunda parte. O maior erro do time foi não ter boa reação depois do primeiro gol", enfatizou.
Casemiro
Capitão da seleção brasileira, o volante Casemiro avaliou a derrota para o Japão.
"Nesse alto nível, tem que manter um maior equilíbrio. Nós sabemos que rolou um ânimo a mais, queria fechar a preparação, esses 10 a 12 dias, com chave de ouro hoje. Talvez jogamos fora uma preparação excelente que fizemos, em 45 minutos. Que sirva de aprendizado, porque a Copa do Mundo está aí. No alto nível, 45 minutos podem custar um sonho de infância", disparou à reportagem da Globo.
Data-Fifa
Depois de vencer a Coreia do Sul e ser derrotado pelo Japão em amistosos pós-Eliminatórias da Copa, o time canarinho voltará às atividades na próxima Data-Fifa, em novembro.
A CBF tem um acordo para enfrentar as seleções de Senegal, na Inglaterra, e da Tunísia, na França.
As confirmações dos duelos, porém, devem ser divulgadas pela entidade máxima do futebol brasileiro nos próximos dias.