O Campeonato Brasileiro
está de volta. Após duas semanas de paralisação para a disputa da Data Fifa de setembro, a principal competição de clubes do país retorna neste final de semana.
Ao todo, 10 grandes partidas, que podem mudar todas as partes da tabela, acontecerão entre a tarde deste sábado (13) e a noite da próxima segunda-feira (15).
Veja abaixo as principais atrações da 23ª rodada do Brasileirão:
1) Briga pelo topo
Três partidas desta rodada são cruciais na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), o Palmeiras, atual terceiro colocado com 43 pontos, recebe o Internacional no Allianz Parque.
No domingo (14), às 16h, o líder Flamengo visita o Juventude no Rio Grande do Sul. Um simples empate garante o time comandado pelo jovem treinador Filipe Luís na liderança.
Na segunda-feira (15), às 20h, é a vez do segundo lugar entrar em campo. Após eliminar seu arquirrival na Copa do Brasil, o Cruzeiro vai à Salvador enfrentar o Bahia. A Raposa tem 44 pontos somados, e pode chegar a liderança em caso de um tropeço do time carioca.
2) Tabu histórico
Ainda na briga pelo topo da tabela, o Flamengo tentará quebrar um tabu histórico neste final de semana, ao encarar o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no interior gaúcho.
A equipe rubro-negra não vence no local desde o dia 1ª de outubro de 1997. Na ocasião, o Mengão aproveitou um gol contra de Rodrigo para vencer o duelo, válido pela 22ª rodada do Brasileirão, por 1 a 0.
Desde então, foram 13 encontros entre os times no Rio Grande do Sul, com sete vitórias dos mandantes e seis empates.
3) Super Grêmio?
O Grêmio entra em campo pela primeira vez após o encerramento da recheada janela de transferências neste sábado (13), às 16h, quando recebe o Mirassol na Arena.
Ao todo, o Imortal acertou a contratação de oito reforços no meio deste ano. São eles: Fabián Balbuena (zagueiro), Marcos Rocha (lateral-direito), Arthur (meio-campista), Alex Santana (meio-campista), Willian (ponta-direita), Enzo (lateral-esquerdo), Noriega (meio-campista) e Carlos Vinícius (centroavante).
Dentro destes citados, Balbuena, Alex Santana, Noriega e Balbuena já estrearam. O zagueiro paraguaio, inclusive, sofreu uma grave lesão na perna direita e está fora da temporada.
Para o duelo contra o Mirassol em Porto Alegre, o treinador Mano Menezes deve contar com apenas uma estreia. Arthur, meia campeão da Libertadores de 2017 com o time, deve iniciar a partida entre os titulares.
4) Novo Santos
Assim como o Grêmio, o Santos também trouxe oito reforços na última janela de transferências, encerrada no início deste mês. Quatro nomes foram anunciados pelo Peixe no último dia permitido (zagueiros Adonis Frías e Alexis Duarte, meio-campista Victor Hugo e atacante Lautaro Díaz).
O quarteto de contratações se junta aos laterais Igor Vinícius e Mayke, o volante Willian Arão e o atacante Gustavo Caballero como os novos jogadores do Alvinegro Praiano.
No início de trabalho do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, o Santos volta ao gramado no domingo, às 16h, quando encara o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte.
5) "Carrasco brasileiro" de volta como treinador
Também teremos a estreia de "velho conhecido" dos times brasileiros nesta rodada. Martín Palermo, ídolo do Boca Juniors como jogador, assumiu o comando técnico do Fortaleza durante esta Data Fifa.
Substituindo o português Renato Paiva no cargo, o argentino estreia no banco de reservas do Leão do Pici neste sábado (13), às 16h, contra o Vitória, no Castelão.
Como jogador, Palermo causou pesadelo a diversos clubes do país, sendo o responsável por várias eliminações brasileiras da Libertadores na primeira década deste século.
Outros jogos
Na mira do título da Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians fazem uma possível final antecipada neste sábado, às 21h. O clássico interestadual acontece no Maracanã.
Além do retorno do Brasileirão,
a rodada também marca a volta dos jogos nas manhãs de domingo. Às 11h, o RB Bragantino,
dono da segunda pior campanha dos últimos cinco compromissos, recebe o Sport,
lanterna da competição.
No mesmo dia, às 17h30, São Paulo e Botafogo se enfrentam no Morumbis. O confronto poderia ser uma prévia das quartas de final da Libertadores, mas o Alvinegro foi eliminado pela LDU na última fase.
Fechando o domingo, às 20h30, o Vasco da Gama, que superou o Glorioso no meio de semana e avançou às semis da Copa do Brasil, enfrenta o Ceará em São Januário, em um duelo direto da metade inferior da tabela.
Classificação
1) Flamengo - 47 pontos*2) Cruzeiro - 44 pontos
3) Palmeiras - 43 pontos**
4) Bahia - 36 pontos**
5) Botafogo - 35 pontos**
6) Mirassol - 35 pontos**
7) São Paulo - 32 pontos
8) RB Bragantino - 30 pontos
9) Fluminense - 28 pontos**
10) Internacional - 27 pontos*
11) Ceará - 26 pontos*
12) Corinthians - 26 pontos
13) Grêmio - 25 pontos*
14) Atlético-MG - 24 pontos**
15) Vasco - 22 pontos*
16) Santos - 22 pontos*
17) Vitória - 22 pontos
18) Juventude - 21 pontos*
19) Fortaleza - 15 pontos*
20) Sport - 10 pontos**
**: dois jogos a menos *: um jogo a menos