
A derrota da seleção brasileira diante da Bolívia, nesta terça-feira (09), por 1 a 0, marcou o fim das Eliminatórias da Copa de 2026. No retrospecto geral, o Brasil havia perdido para o país vizinho em apenas 3 partidas até ontem.
O resultado conquistado pelos bolivianos marcou o primeiro triunfo sobre a Seleção desde 2009. Naquela ocasião, a Bolívia venceu por 2 a 1, em La Paz, numa partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
Na partida daquele ano, o Brasil tinha como seu técnico o ex-jogador Dunga, e contava com nomes como Nilmar e Adriano no comando do ataque. Para além da Seleção, o mundo também era bem diferente do que conhecemos hoje. Veja alguns aspectos abaixo:
O futebol em 2009

No Brasil, Ronaldo Fenômeno disputava sua primeira temporada pelo Corinthians, que tinha acabado de retornar à Série A do Brasileirão.
No cenário internacional, Cristiano Ronaldo fazia suas primeiras partidas com a camisa do Real Madrid, ainda com o número 9 nas costas, enquanto Lionel Messi começava a escrever a brilhante era do Barcelona sob o comando de Pep Guardiola.
Redes sociais
Hoje conhecido como X, o Twitter tinha apenas três anos de idade, e contava com poucos usuários. O Facebook, por sua vez, começava a se popularizar fora dos Estados Unidos. Enquanto isso, o Instagram sequer existia.
Tecnologia
A principal novidade da Apple era o iPhone 3GS, porém, estava no mercado ainda como um item de luxo. Os principais aparelhos ainda eram os celulares com teclado físico, e BlackBerry e Nokia N95 eram líderes em vendas.
Impactos da crise
A economia global ainda sofria as consequências da crise financeira mundial de 2008, com desemprego em alta e instabilidade em vários países.
Entretenimento
Na música, o Black Eyed Peas dominava as paradas com o sucesso mundial “I Gotta Feeling”. Já falando sobre cinema, o filme Avatar, que viria a se tornar a maior bilheteria da história, ainda nem havia estreado no momento da partida entre Bolívia e Brasil, a produção chegaria apenas em dezembro daquele ano.