Em mais um episódio do clássico centenário, Corinthians
e Palmeiras
medem forças nesta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, em duelo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Marcado por ter uma das maiores rivalidades do mundo, o confronto entre os clubes de São Paulo traz consigo uma história rica em tensões e polêmicas.
A redação do iG Esporte relembrou alguns episódios marcantes entre os dois clubes dentro de campo. Além disso, destacamos provocações feitas pelos maiores patrimônios das equipes: suas torcidas. Confira:
Memphis subindo na bola
No segundo jogo da final do Paulistão de 2025, Memphis Depay, camisa 10 do Corinthians, inovou na maneira de incendiar a partida, na reta final do confronto, e subiu na bola do jogo, próximo a bandeirinha de escanteio.
O resultado não podia ser diferente: empurra-empurra, confusão, cartões distribuídos pelo árbitro e muito barulho da torcida alvinegra. A jogada terminou em uma nova medida da CBF, que proibiu com que os jogadores repetissem a jogada do holandês do Timão.
Empréstimo para Negativado
No Campeonato Brasileiro, em janeiro de 2021, o clássico entre Palmeiras e Corinthians ganhou mais um tempero para a rivalidade.
Antes do jogo, o Verdão anunciou a campanha “Empréstimo para Negativado” com a seguinte mensagem: "No Derby de hoje, entraremos em campo com a campanha Empréstimo para Negativado. Tenha dinheiro na hora, estando ou não negativado" — fazendo alusão, claro, à crise financeira interminável do rival alvinegro.
A partida terminou em goleada alviverde: 4 a 0. Com requintes de crueldade, Raphael Veiga comemorou um dos gols esticando a camisa para evidenciar a campanha.
Yuri Alberto “beijoqueiro”
Na partida de ida da final do Paulistão deste ano, deu vitória corinthiana por 1 a 0, com gol decisivo de Yuri Alberto.
O camisa 9 do Timão saiu comemorando e mandando beijos para a torcida adversária, em mais uma cena marcante do clássico paulista.
“Piscadinha” de Deyverson
Figura folclórica do Palmeiras, o atacante multicampeão pelo clube deixou seu nome marcado no Derby Paulista. Naquele clássico, válido pelo segundo turno do Brasileirão de 2018, Deyverson foi o autor do gol que decretou a vitória alviverde. O atacante já tinha cartão amarelo e, dentro de campo, seguia provocando os jogadores do Timão.
Felipão, treinador do Verdão na ocasião, decidiu tirá-lo de campo para evitar maiores tumultos e uma possível expulsão. No entanto, o que ele não esperava era que, ao sair, Deyverson daria uma piscadinha de olho para o banco de reservas do Corinthians, incendiando de vez a partida.
Embaixadinhas do Capetinha
Quem não conhece a famosa cena das embaixadinhas de Edílson Capetinha em pleno Derby? O lance aconteceu durante a final do Paulistão de 1999. O astro alvinegro petecou a bola na lateral do campo, provocando o time do Palmeiras.
A ação fez com que o clima esquentasse e o jogo se transformasse em uma enorme pancadaria. A partida precisou ser encerrada antes do tempo regulamentar, com o Timão se sagrando campeão daquela edição.
Paulo Nunes e “Paulistinha”
Após a histórica confusão iniciada por Edílson Capetinha naquele Paulistão de 1999, um dos principais astros do Palmeiras se manifestou sobre o ocorrido ao término do confronto. "Fica com o Paulistinha, que é o título que eles merecem", disse Paulo Nunes.
Vale lembrar que, dias antes da final do campeonato estadual, o Verdão havia conquistado a Libertadores, tendo eliminado o Corinthians nas fases de mata-mata do torneio.
Provocações das torcidas
Cabeça de porco
No Derby Paulista disputado pelo segundo turno do Brasileirão de 2024, quando o Timão flertava com a zona de rebaixamento ao mesmo tempo em que construía uma arrancada histórica para afastá-la, uma cena peculiar chamou as atenções dos holofotes: um torcedor alvinegro arremessou, da arquibancada da Neo Química Arena, uma cabeça de porco no gramado.
O item chegou a ser chutado para fora por Yuri Alberto, que afirmou ter achado que se tratava de um objeto falso, de brinquedo. Posteriormente, o torcedor foi identificado e punido, tanto administrativamente pelo Timão quanto pela Justiça de São Paulo.
Cabeça de galinha
A resposta alviverde não demorou a chegar. No primeiro jogo entre as equipes após a decisão do Campeonato Paulista, já pelo Brasileirão, torcedores do Palmeiras arremessaram cabeças de galinha no gramado da Arena Barueri.
A ação aconteceu enquanto a partida rolava, e o árbitro precisou paralisar o duelo para retirar os itens arremessados. O episódio gerou punição ao Palmeiras, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Dia de Derby
Na noite desta quarta-feira, Corinthians e Palmeiras se enfrentam pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil 2025. É a primeira vez que Dorival e Abel se enfrentam no Derby.
A bola rola às 21h30, e conta com equipes vivendo momentos diferentes. O Timão passa por turbulência, mas terá Memphis Depay, Rodrigo Garro e Yuri Alberto à disposição. Já o Verdão chega embalado com sequência forte de três vitórias consecutivas no Brasileirão.