As atitudes do atacante Wallace Yan, do Flamengo, em campo vêm ganhando repercussão. No último domingo, ele se envolveu em mais uma polêmica após provocar os jogadores do Atlético-MG, no duelo pelo Brasileirão.
Com apenas 20 anos, o atacante vem ganhando espaço no time rubro-negro e mostrando personalidade e faro de gol nas chances que vem recebendo de Filipe Luís. Porém, esse lado provocador está chamando a atenção e rendendo críticas ao atleta.
Mas, para o jornalista Mauro Cezar Pereira, os comentários reprovando as atitudes de Wallace Yan estão desproporcionais, e ex-atletas que estão opinando contra o jovem tinham comportamentos em campo parecidos com o do jogador flamenguista.
“Fiquem atentos a um movimento que está rolando, um movimento meio esquisito, até meio escroto, com relação ao jovem Wallace Yan. O jogador é abusado, ele encara dentro de campos adversários e teve ali uma treta com o Thiago Silva no Fla-Flu, também com o Hulk e outros jogadores do Atlético no jogo de domingo. Agora, nesses programas de televisão que reúnem um monte de ex-jogadores, caras que faziam um monte de coisas, que eram expulsos, que reclamavam, de repente querendo: 'não, isso não pode, pode, não pode'. Pelo amor de Deus, se dê o respeito, jogador que passou a carreira inteira sendo expulso, arrumando confusão, querendo recriminar um menino que não tomou cartão vermelho nenhum” , iniciou o jornalista.
“Agora, ele não se deixa intimidar dentro de campo pelos jogadores mais experientes, que muitas vezes tentam intimidar, e é do jogo. O futebol também é marcado pela intimidação, pela pressão psicológica, o esporte é assim. Até no tênis, o cara que está perdendo o jogo demora a sacar, enrola, faz uma cera para irritar o adversário que está se recuperando dentro da partida; é um jogo mental silencioso, uma guerra de nervos. Isso pertence ao esporte, e o Wallace Yan tem personalidade. Como eu já falei em outras ocasiões, se ele é provocativo, tem que aguentar a provocação. Quando se voltar contra ele, saber suportar a pressão, tem que se preparar para isso. Agora, condenar um menino porque ele não baixa a cabeça para jogador mais experiente em uma discussão de campo, vamos combinar, é um pouco demais” , seguiu Mauro Cezar .
“Ainda mais quando parte de jogadores que, durante toda a sua trajetória profissional, nunca foram exatamente o modelo de comportamento dentro do campo. Aliás, não precisa também ser o modelo todo bonitinho, certinho. O mundo é feito de pessoas diferentes, com perfis diversos, e no futebol também é assim” , finalizou o comentarista.
Promessa flamenguista
Wallace Yan surgiu com tudo no profissional do Flamengo . Com apenas 21 jogos no time de cima, ele se colocou como uma ótima opção para o setor ofensivo rubro-negro e vem ganhando cada vez mais espaço com Filipe Luís.
As primeiras oportunidades foram no Campeonato Carioca, onde, em 7 partidas, marcou 4 gols e deu 2 assistências. Com isso, passou a ganhar minutos em competições mais importantes e brilhou de vez no Mundial de Clubes.
No torneio intercontinental, Wallace Yan marcou duas vezes, contra Chelsea-ING e LAFC-EUA. Além disso, participou do duelo contra o Bayern de Munique. Nos 3 jogos, saiu como opção no banco de reservas, mas, apesar do pouco tempo em campo, foi o suficiente para mostrar seu faro de gol.
Ao todo, ele soma 21 partidas na equipe profissional do Flamengo, marcando 8 gols e distribuindo 4 assistências.