
Dorival Júnior vive um momento delicado no Corinthians . Com a derrota no clássico para o São Paulo por 2 a 0, no último sábado (19), no MorumBis, a permanência do treinador no comando técnico do time virou assunto . O treinador é questionado pelo desempenho da equipe às vésperas de uma sequência de partidas complicada na temporada.
Desde a retomada do Brasileirão, o Timão realizou 3 jogos e sofreu 2 derrotas, a do Majestoso e para o Red Bull Bragantino, tendo vencido apenas o Ceará. Além disso, essa é a única vitória da equipe nos últimos 5 jogos no Campeonato Brasileiro.
Com o desempenho atual, o Alvinegro ocupa a 10ª colocação e vê o pelotão de cima começar a abrir vantagem. Com 19 pontos, os paulistas já estão a 6 do Bahia, time que abre o G6. Além disso, o Corinthians é um dos 5 clubes que realizaram os 15 jogos até aqui na competição, ou seja, a maioria de seus concorrentes ainda tem partidas a fazer na Série A.
Mas o que pode complicar a situação de Dorival Jr. é a sequência difícil que o Timão terá pela frente. Com uma maratona que pode decidir o futuro do treinador, a equipe enfrenta Cruzeiro, Botafogo e Palmeiras.
Os dois primeiros serão pelas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, começando pelo atual líder da competição, o Cruzeiro, dentro de casa, nesta quarta (23). Depois, vai ao Rio de Janeiro no final de semana enfrentar os cariocas, que atualmente estão na 5ª colocação.
Enquanto isso, o Dérbi terá um peso enorme, pois será pela Copa do Brasil, em um mata-mata que valerá vaga nas quartas de final do torneio. A partida de ida será no dia 30 de julho, na Neo Química Arena, e a volta no dia 7 de agosto, no Allianz. Uma eliminação diante do rival não será nada fácil para os corintianos.
Além disso, entre os dois jogos do clássico, haverá uma partida contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. O duelo será em São Paulo, mas a equipe cearense briga contra o rebaixamento e deve fazer jogo duro contra o Corinthians , mesmo atuando fora de casa.
Números de Dorival Jr.
Dorival chegou ao Corinthians no final de abril para substituir Ramón Díaz. Apesar de um bom início, em que conquistou 5 vitórias em 7 jogos, a equipe perdeu o fôlego próximo à parada no calendário para o Mundial de Clubes, e questionamentos sobre seu trabalho começaram a surgir.
Desde que chegou ao Timão , o treinador comandou 14 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, alcançando 52,3% de aproveitamento. Porém, sob seu comando, o Alvinegro não conseguiu evitar a eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana.