Um dos destaques do Fluminense, na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, tem chamado a atenção durante as tramissões dos jogos. Não só pelo bom desempenho apresentado dentro de campo, mas, também, por causa da pronúncia diferente do nome.
Em geral, narradores e comentaristas se referem ao zagueiro Ignácio com ênfase no "g".
Não é de hoje que a pronúncia chama a atenção nas redes sociais. Um torcedores comentou durante um FlaxFLu no início do ano:
"Me ajudem por favor... O jogador Ignacio do fluminense realmente pede pra ser chamado de IGUINACIO? não é possível que o jader Rocha esteja chamando o Ignacio (Inácio) de Iguinacio por conta própria né?"
Veja
Virou debate durante Mundial
Neste Mundial de Clubes, o dilema sobre o nome do jogador voltou ao debate em mesas redondas. Durante o programa Canelada , da Jovem Pan, o apresentador Thiago Asmar, o Pilhado, disse não entender o motivo pelo qual o zagueiro é chamado dessa forma.
"Não sei porque chama ele de Ignácio (com ênfase no "g"), mas eu vou chamar ele assim. Ele nunca pediu pra ser chamado assim" , disse.
O comentarista Mauro Beting concordou. "Concordo com você. É Inácio (com "g" mudo)" , afirmou.
Em seguida, Pilhado concluiu. "Gente, Ignácio (com ênfase no "g") eu nunca vi. A não ser que o nome dele seja diferente. Até quando é Ignácio, se fala Inácio".
Veja completo
Segundo a fonoaudióloga Rosa Cláudia Fruchi de Matos, a forma correta de dizer o nome do jogador seria outra. Contudo, é preciso respeitar o jeito que ele quer ser chamado.
"Na verdade não é uma coisa, nem outra. Não é nem Inácio, nem Ignácio.Tem muito a ver com a origem do nome. O "gn" é pronunciado "nha". O certo seria Inhácio. Porque o "gn" é pronunciado dessa forma. É espanhol. Mas tem que ver como ele quer ser chamado", disse.
Ele mesmo tira a dúvida
Ignácio é nascido em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e tem 28 anos. Na apresentação oficial ao clube, ele mesmo pronunciou o nome com a ênfase no "g".
Confira
Independentemente da pronúncia, o atleta é peça fundamental do Fluminense que encara, hoje, o Chelsea em busca de uma vaga da final da competição internacional. O jogo também será um reecontro do Flu com a cria de Xerém João Pedro.
A partida será realizada às 16h (horário de Brasília) no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.