Chelsea
e Fluminense
se enfrentam nesta terça-feira (08), pela semifinal do Mundial de Clubes.
Para avançar à grande decisão do torneio internacional, a equipe britânica pode contar com a famosa "Lei do Ex".
João Pedro, contratação recente do time londrino, que pagou 63,7 milhões de euros (R$ 410,8 milhões), é uma das principais esperanças de gols do time comandado pelo técnico espanhol Enzo Maresca.
O curioso é que João Pedro iniciou sua jornada como jogador profissional no Fluminense. Formado em Xerém, o atacante fez 37 partidas pelo clube carioca, com 10 gols marcados. Toda a trajetória do atleta na equipe principal do Tricolor aconteceu após sua venda ao Watford, da Inglaterra, por 11,5 milhões de euros (na época, R$ 51,7 milhões).
O mais marcante deles foi feito no dia 5 de junho de 2019, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, que tinha o já experiente Fábio defendendo sua meta.
Autor de um gol salvador nos acréscimos na ida, disputada no Maracanã, João Pedro voltou a deixar o confronto igualado nos últimos minutos no Mineirão, com uma verdadeira pintura.
Aos 49, com o Cruzeiro avançando com um 2 a 1 no placar (3 a 2 no agregado), o jovem jogador recebeu, na grande área, um belo passe do meia Daniel, e estufou as redes mineiras com uma bicicleta espetacular.
No final das contas, o golaço pouco adiantou para o Fluminense,
que acabou perdendo na disputa de pênaltis para o Cruzeiro. João Pedro
assumiu a responsabilidade de uma das cobranças, mas acabou parando em Fábio.
Carrasco da joia tricolor na noite, o goleiro da Raposa comentou a situação do jogador, já negociado com um clube inglês na ocasião, e também mandou uma mensagem de apoio após a penalidade máxima desperdiçada.
"Acho que cada vez mais temos que dar assistência aos clubes para que eles possam ter uma segurança para fazer uma base sem a pressão de vir uma equipe da Europa e levar o jogador. Acho que a gente pode melhorar bastante a nossa lei para dar um alicerce melhor aos times", disse Fábio.
"O Fluminense tem essa característica, de sempre lançar jogadores com mais facilidade no profissional. Ele (João Pedro) é um jogador promissor, acho que o importante é ele ter muita fé em Deus, ter os pés no chão, continuar trabalhando, que, com certeza, ele vai colher os frutos lá na frente", completou o veterano.
Início no Chelsea
Anunciado na última semana, João Pedro inciou sua trajetória no Chelsea na última sexta-feira (04), nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, contra o Palmeiras.
O brasileiro foi colocado em campo por Enzo Maresca aos nove minutos da segunda etapa, e, de acordo com muitos analistas, foi um dos principais responsáveis pela superioridade londrina na reta final do jogo.
Na entrevista coletiva desta segunda-feira (07), o treinador espanhol afirmou que não vê João Pedro apenas como um centroavante, mas sim como um jogador que pode atuar em diversas funções no ataque.
"Acho que o João pode jogar em todas as posições no ataque. Essa é sua diferença com Nico (Nicholas Jackson). Vejo Nico como um camisa 9, enquanto entendo que o João pode fazer outras funções, aberto na ponta, camisa 10, camisa 9...", revelou Maresca.
Chelsea e Fluminense decidem o primeiro finalista da edição de 2025 do Mundial de Clubes nesta terça-feira (08), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, local que também receberá a decisão do torneio.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.