Botafogo e Palmeiras já duelaram pela Série B
Vitor Silva/Botafogo.
Botafogo e Palmeiras já duelaram pela Série B

Palmeiras e Botafogo estão entre os principais clubes em alta no Brasil e na América do Sul nos últimos anos. Com times badalados, conquistas e campanhas consistentes, sem dúvida empolgam seus torcedores com grandes feitos, como, por exemplo, a classificação às oitavas de final do Mundial de Clubes, que pela primeira vez reuniu 32 times de todo o mundo.

Antes de se enfrentarem em confronto decisivo pela competição interclubes da Fifa, entretanto, paulistas e cariocas já duelaram em uma espécie de final da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2003, quando o Verdão se sagrou campeão e o Glorioso ficou com o vice.

Publicidade


Relembre

Palmeiras e Botafogo foram dois dos quatro times rebaixados à Segundona em 2002. No ano seguinte, ambos tinham como objetivo claro a reestruturação e, naturalmente, o retorno à elite do futebol brasileiro.

Naquele período, o Verdão foi quem se deu melhor. 24 clubes disputaram a Série B em turno único, que definiu os oito melhores classificados para a segunda fase, considerada uma semifinal. Nesta etapa, dois quadrangulares com seis rodadas cada, em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo avançaram para a terceira e última fase, considerada a final, disputada em outro quadrangular, também com seis rodadas, ida e volta.

O Palmeiras, comandado por Jair Picerni, anotou 23 vitórias, 13 empates e apenas duas derrotas na primeira fase, encerrando a etapa com seis pontos acima do vice-líder Botafogo.

Os times caíram em quadrangulares diferentes nas semis, e se enfrentaram somente nas finais, na terceira fase.

Publicidade

O Glorioso era dirigido por Levir Culpi. A partida de ida no quadrangular final contra o Verdão terminou empatado em 1 a 1.

Já na última rodada, com campeão e vice já definidos, o último jogo das equipes naquela Série B, daquele ano, teve goleada alviverde: 4 a 1, em um Parque Antártica lotado e com muita festa.

Ficha técnica do jogo

PALMEIRAS - Jair Picerni
Marcos; Baiano, Gláuber, Leonardo e Lúcio; Marcinho, Magrão (Corrêa), Élson e Diego Souza (Pedrinho); Edmílson (Muñoz) e Vágner

BOTAFOGO - Levir Culpi
Max, Rodrigo Fernandes, Sandro, Edgard e Jorginho Paulista; Túlio (Gedeil), Fernando, Almir e Camacho; Edvaldo (Daniel) e Dill 

Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Luciano Almeida (DF)
Gols: Vágner, aos 9min, Almir, aos 19min, e Magrão, aos 32min do primeiro tempo; Pedrinho, aos 33min, e Vágner, aos 39min da segunda etapa.

Entre em  nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!