
O Borussia Dortmund, da Alemanha, suou para vencer o modesto Mamelodi Sundowns, da África do Sul, na partida que abriu a rodada do grupo do Fluminense, neste sábado (21), na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, nos Estados Unidos.
Em um jogo movimentado, os alemães bateram o rival de virada por 4 a 3 e pularam para a primeira colocação do grupo F. A partida que, em teoria, parecia de vitória protocolar do Borussia, ganhou contornos dramáticos quando o Mamelodi diminuiu a diferença para apenas um gol.
Os africanos mostraram muita resiliência, após sair na frente no placar, tomar quatro gols na sequência, porém conseguir marcar mais duas vezes deixando o jogo em aberto até os minutos finais.
Desconforto europeu:
Além da dificuldade encontrada pelos times europeus nos confrontos com os sul-americanos – que tem sido a grande história do Mundial –, o Borussia, uma das equipes mais tradicionais da Bundesliga, não conseguiu se sobressair contra um africano.
O resultado apertado escancara o desconforto dos europeus até aqui na competição contra adversários teoricamente mais fracos. E também a incapacidade de se comportar fora dos seus domínios e longe das condições climáticas que eles consideram ideais. Outros exemplos disso foram os resultados de Real Madrid que empatou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e o Porto que perdeu para o Inter Miami, de Messi, de virada. Nas análises de alguns jogadores e treinadores europeus, o clima quente e o desgaste do fim de temporada são utilizados para justificar os resultados abaixo do esperado.
Veja os resultados dos europeus contra sul-americanos até aqui:
Palmeiras 0 x 0 Porto
Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund
Boca Jrs. 2 x 2 Benfica
Botafogo 1 x 0 PSG
Flamengo 3 x 1 Chelsea
Boca Jrs. 1 x 2 Bayern de Munique