
As semifinais do Campeonato Gaúcho começam a ser disputadas neste final de semana. Grêmio, Internacional, Caxias e Juventude entram em campo de olho na vaga para a decisão.
A pedido do iG Esporte, jornalistas projetaram as disputas, apontando os favoritos ao título, e também avaliaram os elencos de Grêmio e Inter, após as movimentações no mercado da bola neste início de temporada.

Sergio Xavier atua como comentarista do Sportv
Sergio Xavier - comentarista do Sportv
Favoritos à taça
"Eu acho que os favoritos não mudaram, são esses três mesmo (Inter, Grêmio e Juventude), acho tudo muito parecido em relação ao palpite do início do campeonato. Agora, tem algumas mudanças. O Grêmio eu acho que é a principal delas, e ao mesmo tempo o principal enigma, porque trouxe um novo time. Ele não vira time instantaneamente, é um processo. E o jogo do meio de semana da Copa do Brasil é um jogo daqueles meio assustadores, porque alguns jogadores parecem fora de esquadro ainda. A gente não está nem falando da questão de entrosamento, mas individualmente mesmo. O Amuzu parece abaixo, o Cuellar parece muito abaixo ainda. Então a perspectiva de encaixe imediato não rolou, eu acho que essa é a grande diferença", avaliou Sergio Xavier.
"Com relação ao Inter, a equipe sofre muito com as defecções ali, Thiago Maia e as lesões. O Juventude cresceu durante a competição, então eu acho que de uma certa forma está tudo muito parecido e muito enigmático. Estes três seriam os favoritos", disse.
"O quarto, o Caxias, aí sim é o território da zebra. Não tem nenhum elemento para imaginar que o Caxias possa entrar no rol de favoritos. Corre como franco atirador", analisou.
Elenco
"O Grêmio precisava contratar mais que o Inter, o Grêmio estava num estágio muito inferior. Aparentemente fez um bom mercado, buscou jogadores promissores ou alguns que já mostraram talento, mas precisam entrar em forma, então parecem contratações importantes", iniciou Sergio Xavier.
"O Grêmio supriu principalmente o setor defensivo, que era o mais dramático. Claro que vieram os dois extremos, isso ajuda bastante, mas o principal eram os zagueiros, e isso o clube conseguiu", completou.
"Já o Inter é o contrário. O Inter entrou muito mais no território das perdas por lesão e também pela questão do Thiago Maia, mas o Inter tinha uma grande vantagem: um time que se conhece. No campo, a gente teve algumas amostras, a principal delas foi o Gre-Nal. No clássico, o Inter mostrou que está em um outro estágio, então é o Grêmio que tem que correr atrás, talvez não dê tempo nesse campeonato, mas é possível, óbvio", finalizou.
Andrei Sartori - narrador do Grupo Chiru
Favoritos
"Eu acho que o favoritismo segue ainda para a dupla Gre-Nal, porém, vejo que o caminho do Grêmio será muito mais difícil em comparação com o Inter. O Inter pegou um adversário, em tese, muito fácil de passar. Embora respeitando toda a história do Caxias, mas o clube não tem um plantel para bater de frente com a dupla Gre-Nal e com o próprio Juventude, isso ficou demonstrado no Ca-Ju", apontou Andrei.

Andrei Sartori é narrador do Grupo Chiru
"O Grêmio terá muitas dificuldades, porque o segundo jogo é no Alfredo Jaconi, e o Juventude está muito qualificado. O favoritismo segue, claro, para dupla Gre-Nal, porém, acho que o Inter desponta um pouquinho mais pela facilidade do confronto na semifinal", complementou.
Elencos
"A movimentação de mercado do Inter é péssima em relação ao Grêmio. O Inter não consegue repor as carências que tem perto de jogadores importantes, e ainda tem atletas que deixaram o grupo, o que enfraqueceu ainda mais o elenco, casos do Thiago Maia e do Rômulo. O Inter não tem peças de reposição para esses atletas", afirmou.
"O Grêmio fez uma movimentação interessantíssima (no mercado). O Grêmio se reforçou muito bem. Os nomes que o clube traz dão um salto de qualidade. A questão é se consegue passar do Juventude. Se essas peças renderem, o Grêmio com toda certeza pode ficar até mais forte que a equipe do Internacional, por uma decisão do Campeonato Caucho", concluiu.
Confrontos
Neste sábado, as equipes disputarão o jogo de ida da semifinal do Gauchão. Na parte da tarde, Caxias e Internacional se enfrentam, às 16h30. Mais tarde, às 21h30, o Grêmio recebe o Juventude na Arena.
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.