O evento é gratuito e aberto ao público
Foto: Reprodução
O evento é gratuito e aberto ao público

A saúde mental tem sido um tema cada vez mais debatido no mundo todo e no esporte não é diferente. Ter uma boa saúde mental é fundamental para o exercício de qualquer profissão e na vivência do dia a dia.

Pensando no tema de alta relevância, o Sindicato de Atletas de São Paulo lança o “Programa Saúde Mental do Atleta”.

O evento, marcado para o dia 24 de fevereiro, será um dia repleto de palestras, no Fórum Rui Barbosa, na Barra Funda, a partir das 9 horas.

“Com a nossa experiência como atleta, nossas vivências, entendendo as diferenças, inclusive de performance, e fazendo uma análise a respeito, a gente sabe que o atleta, para ser bem sucedido, mesmo que o sucesso seja diferente para cada um, ele precisa estar bem fisicamente, tecnicamente, entendendo o jogo, e também estar equilibrado emocionalmente, psicologicamente. Uma simples troca de ambiente pode acarretar um desequilíbrio funcional e atrapalhar sua performance o que pode lhe custar perda de alguns contratos. E sabedor disso que a gente, já há muito tempo tem um psicólogo do esporte à disposição da categoria. Mas agora a gente está dando um outro direcionamento para essa necessidade, estruturando um formato que seja de mais fácil compreensão que flua com maior utilização pela categoria profissional que representamos”, explica o presidente do Sindicato, Rinaldo Martorelli, que completa.

“No mundo moderno, a pressão é muito grande porque a exposição do atleta aumentou consideravelmente e a possibilidade de julgamento por quem não entende minimamente a profissão pode levar a depressão que pode destruir sua carreira. Aliás, casos de depressão vêm aumentando demasiadamente no mundo esportivo. A gente quer que ele também entenda esse quadro e se proteja. Por isso, esse evento serve para que divulguemos a ferramenta que temos à disposição da categoria para que o atleta possa usufruir de uma vida melhor, uma carreira melhor. Será um dia de muito conhecimento e enriquecedor”, finaliza Martorelli.

O “Programa Saúde Mental do Atleta” se estenderá ao longo do ano com outros encontros e atividades visando auxiliar os atletas que procurarem o sindicato.

O renomado Dr. Dr. Renato Anghinah, que é PhD em Neurologia, professor livre docente Universidade de São Paulo e médico do Sindicato de Atletas SP, também destaca a importância do evento e da iniciativa da instituição.

“O evento de saúde mental para os atletas e esportistas em geral, e pessoas profissionais que estão envolvidos no entorno dos atletas, como, por exemplo, os árbitros, seja de futebol ou de qualquer modalidade, na verdade, é a abertura de um programa para esse ano todo e, quem sabe, para os anos futuros, sobre o olhar do Sindicato de Atletas SP de maneira mais atenta e profunda sobre a saúde mental dos atletas em geral. Temos tido muitos casos em áreas absolutamente distintas, desde depressão, abusos. Pressão externa com o Burnout, estresse intenso e ansiedade e esses atletas, às vezes, não tem um anteparo, um para-raios aonde se proteger ou quem procurar. Então, nós do Sindicato de Atletas SP pensamos em uma campanha com um olhar mais profundo para a saúde mental do atleta. Esperamos que esse evento seja um marco que possa dar um pontapé inicial a grandes oportunidades de ajudar muitas pessoas, não só atletas, mas a sociedade como o todo".

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o link.


Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!