
Com o retorno de Neymar ao Santos, o jornalista Galvão Bueno voltou a falar sobre o atacante nas redes sociais. Sempre crítico em relação ao camisa 10, o histórico narrador tem adotado um tom mais conciliador em suas recentes declarações.
Nesta quarta-feira (5), após a reestreia de Neymar pelo Santos, Galvão elogiou o reforço santista, mas destacou que o jogador ainda precisa recuperar a forma física, algo que o próprio atleta já reconheceu. No entanto, essa relação mais amistosa entre os dois nem sempre foi assim.
Jogos Olímpicos de 2016
O desentendimento entre os dois começou durante os Jogos Olímpicos de 2016. Na ocasião, Galvão Bueno criticou Neymar por evitar entrevistas e chegou a citar a Rainha Marta na discussão.
"A torcida começou a gritar que a Marta joga mais do que o Neymar. Eu entendi isso não só como uma brincadeira, mas como um desabafo. O futebol feminino tem jogado aquilo que o torcedor quer ver. E o futebol masculino não joga o que o torcedor quer ver. Até porque não há comparação da Marta com o Neymar. Ela tem cinco Bolas de Ouro, tem todos os títulos. O Neymar pode até vir a ser mais importante do que ela. Hoje, é a Marta. Nesse momento, ela é mais importante", disse Galvão.
Copa do Mundo em 2018
Durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, Neymar ficou incomodado com críticas do narrador Galvão Bueno. O jornal Folha de S.Paulo chegou a afirmar que o pai do jogador, conhecido como “Neymar Pai”, precisou intervir na relação.
Desentendimentos voltaram a ocorrer em 2021
No entanto, os desentendimentos voltaram tempos depois. A gota d’água ocorreu em 2021, durante uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo. Galvão Bueno criticou a postura de Neymar ao deixar o campo no jogo contra a Colômbia. Ao sair do gramado e cumprimentar os adversários, o atacante teria sido chamado de “idiota” pelo narrador.
Nas redes sociais, Neymar Pai saiu em defesa do filho e publicou um longo texto rebatendo as críticas.
"Mascarado, mimado, cai-cai e agora idiota. Os três primeiros adjetivos não nos incomodam, silenciar sempre foi, talvez, a melhor resposta. Mas quero falar sobre o 'mascarado'. Sim, ele usa máscara. Máscara da prevenção, do protocolo, da saúde e o que mais falarem desses novos tempos. Mas ele é meu ídolo, de muitos brasileiros e de outras nações. Ontem, meu filho posou para foto ao lado de uma criança, colou seu rosto no dele, mesmo se arriscando a ser criticado por tirar a máscara. Mas e agora? Cadê o respeito pelo ser humano, pela foto eterna em uma vida efêmera… a oportunidade única de um fã. É, meu filho é mascarado e o que você mais quiser. Mas idiota? Não!", disse o pai do craque.
Outro comentário de Galvão Bueno que incomodou Neymar e seu staff aconteceu também em 2021, quando o narrador insistiu em comparações do brasileiro com Lionel Messi, da Argentina.
"Calma, Neymar, calma. Isso que falta um pouquinho no Neymar. Você não vê o Messi fazer isso. Falta um pouquinho ainda ao Neymar esse autocontrole porque o Messi apanha tanto quanto ele", disse Galvão.
Galvão em defesa de Rivaldo
Recentemente, Rivaldo não gostou de uma declaração de Neymar, que afirmou que poderia ter assumido sua vaga na equipe que conquistou o pentacampeonato da Copa do Mundo.
Em entrevista à Romário TV, o camisa 10 foi questionado pelo ex-atacante sobre em qual posição jogaria em cada seleção brasileira campeã do mundo. Para 1970, Neymar escolheu Tostão. Já em 1994, disse que substituiria Dunga. Quando Romário perguntou sobre o time de 2002, dando como opções Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo, Neymar respondeu: "Auge por auge? Acho que eu jogaria no lugar do Rivaldo".
Pelas redes sociais, Rivaldo rebateu a declaração e recebeu apoio de Galvão Bueno.
“Neymar disse em entrevista a Romário que, auge por auge, jogaria no lugar de Rivaldo no penta em 2002! Calma, Neymar! Você é bom demais! Mas Rivaldo tem muito mais história que você! Duas finais de Copa, 98 e 2002! Melhor do mundo em 99, pentacampeão e melhor jogador da Copa em 2002! E parabéns, Rivaldo, você foi muito educado na resposta”, disse Galvão.
Posicionamento de Galvão Bueno
Galvão Bueno comentou sobre sua relação com Neymar, destacando que sempre analisou o jogador dentro de campo, sem permitir interferências externas em sua vida pessoal. O narrador reconheceu que, em alguns momentos, o atacante perdeu o controle e tomou decisões equivocadas, o que pode ter gerado algum incômodo. No entanto, ressaltou que suas críticas sempre estiveram ligadas ao desempenho esportivo e nunca tiveram caráter pessoal.
“Falar do Neymar sempre foi em campo. Em alguns momentos, ele se perdeu um pouco. Perdeu o controle, tomou algumas atitudes, fez algumas bobagens. Ele pode não ter gostado", disse Galvão Bueno em entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura.
"Nos encontramos várias vezes, mas talvez não se sinta bem perto de mim. Não tenho nada contra o Neymar, torço muito por ele. Que se recupere para estar em campo com a Seleção na próxima Copa do Mundo", completou.