
Novo técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim deixou o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos para se tornar apenas o terceiro português a comandar o clube celeste. O anúncio foi realizado pela equipe na manhã desta terça-feira (4).
Ao longo de toda sua história, a Raposa teve apenas dois técnicos do país europeu à frente da equipe: Paulo Bento, em 2016, e Pepa, em 2023.
O primeiro português a comandar o Cruzeiro chegou a Belo Horizonte com 47 anos, depois de passagem com duração de quatro anos pelo Sporting e pela seleção portuguesa. O desempenho, porém, deixou a desejar. Paulo Bento foi demitido com apenas seis vitórias em 17 jogos, deixando o clube na penúltima colocação do Brasileirão.
Ficando na Raposa por cerca de cinco meses, Pepa também deixou a desejar. Mesmo com a chegada de reforços a equipe não engrenou, resultando num baixo aproveitamento de 38%. Foram sete vitórias, oito empates e 10 derrotas.
Trajetória
Formado em educação física pela Universidade da Madeira, em Portugal, Leonardo Jardim nunca atuou como jogador profissional. Iniciando a carreira como treinador cedo, aos 24 anos, ele se tornou o português mais jovem a obter a licença da Uefa para ser treinador.
Aos 50 anos de idade, Leonardo Jardim acumula passagens por países como Grécia, França, Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Agora, chega ao Brasil sob contrato até 2026.