Gigantes paulistas voltam o foco para o Estadual
Reprodução
Gigantes paulistas voltam o foco para o Estadual

O Campeonato Paulista 2025 começa nesta quarta-feira (15) prometendo emoção na disputa pelo título. Atual tricampeão, o Palmeiras tenta aumentar a hegemonia, enquanto um embalado Corinthians quer acabar com o jejum de títulos. O São Paulo, que conquistou a competição pela última vez em 2021, conta com o retorno de Oscar na luta pela taça. Já o Santos visa apagar o "amargo" gosto do vice-campeonato da última temporada.

A pedido do iG Esporte, jornalistas analisaram sobre como chegam os gigantes paulistas para a competição, avaliaram os elencos de cada um e apontaram os favoritos ao título. Confira abaixo.

Publicidade

João Paulo Cappellanes - repórter da Band

Favoritos ao título

"Palmeiras e Corinthians. Palmeiras por motivos óbvios, por ser uma das maiores forças do continente em todos os sentidos: administrativos, financeiros, estruturais e, claro, time/elenco", iniciou Cappellanes.

"E o Corinthians por ter um time forte, mesmo um pouco desequilibrado defensivamente, mas empolgado com a torcida acreditando bastante que dê pra sair da seca de títulos no Paulistão", completou o jornalista sobre as chances de título.

Corinthians e Palmeiras são apontados como favoritos ao título do Paulistão 2025
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Corinthians e Palmeiras são apontados como favoritos ao título do Paulistão 2025


Elencos

Quando perguntado sobre os elencos dos gigantes paulistas, o repórter colocou o Santos como a equipe com mais deficiências.

Publicidade

"Na ordem (do melhor para o pior): Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. Infelizmente, o título do Peixe vai ser a permanência na Série A. O time é fraco, poucas contratações e a realidade financeira não permite competir de igual para igual com os outros gigantes", avaliou.

"O São Paulo tem a gestão mais sem transparência do Brasil. Se transformou no clube mais antidemocrático do país com a gestão Casares. Acredito em um time minimamente competitivo, mas não é favorito absoluto para ganhar nada no ano", prosseguiu.

"O Corinthians pode ter vida longa em competições de mata-mata. Já o Palmeiras, tirando o Super Mundial, entra grande em todos os torneios, ainda mais depois das contratações que chegaram e das que ainda devem chegar", finalizou.

Chico Garcia - comentarista da Band

Favoritos ao título

"Os favoritos são Corinthians e Palmeiras. O Verdão mantém a base e o trabalho vencedor de Abel com reforços pontuais, e o Timão terminou a temporada de uma forma muito positiva. Até pelo jejum de títulos, deve focar nesse primeiro momento no estadual. São Paulo e Santos correm por fora na minha opinião", disse Chico Garcia.

São Paulo e Santos se enfrentam no dia 1º de fevereiro
Raul Baretta / Santos
São Paulo e Santos se enfrentam no dia 1º de fevereiro


Elencos

"Acho que os elencos do trio de ferro são compatíveis. O Santos nesse momento não tem condições de brigar pelo título e os reforços não empolgam. Corinthians e Palmeiras ainda vejo mais alternativas no banco de reservas, São Paulo apenas um bom time titular", finalizou o jornalista.

Celso Unzelte - jornalista da ESPN
Favoritos e análise por clube
Três dos quatro favoritos de sempre, nessa ordem para 2025: Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

"O Palmeiras pelo trabalho acumulado dos últimos anos, muito mais bem estruturado que o dos demais. Aliás seria um tetra, coisa que só o velho e extinto (no futebol) Paulistano conseguiu, lá em 1916, 17, 18 e 19", iniciou.

"O Corinthians pelo "embalo" do final de 2024, com Memphis Depay, Yuri Alberto e Garro jogando o fino. Se conseguir começar este ano do jeito que terminou o outro, vai ser uma disputa muito legal com o Palmeiras", avaliou.

"O São Paulo vem muito parecido com o das últimas temporadas, com um certo potencial, mas faltando aquele "algo a mais" para engrenar. Se conseguir alcançar esse "algo a mais" (que passa inclusive por algumas contratações), pode até chegar lá", disse Celso.

"Neste ano eu não coloco entre os favoritos o Santos, mais preocupado em se reconstruir para não fazer feio no Brasileiro. Nem acredito em nenhuma surpresa extra, apesar do desejo de reestruturação da Lusa e dos bons times que têm o Mirassol (Série A nacional!) e o Novorizontino, que só não subiu da B para a A no Brasileiro por descuido e mero acidente na reta final", analisou o jornalista.

Não perca!

Nós próximos dias, você vai ler também análises dos estaduais de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre em nossa página  e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!