O torcedor do Botafogo iniciou o ano ainda se recuperando das frustrações de 2023, quando viu o título do Campeonato Brasileiro escapar para o Palmeiras. Contudo, ao relembrar 2024, o sentimento será bem diferente.
A equipe começou a atual temporada sob o comando de Tiago Nunes, mas foi com o técnico português Artur Jorge no banco que o Fogão conquistou os títulos históricos da Libertadores e do Brasileirão. Por outro lado, o Glorioso não conseguiu repetir o sucesso na Copa Intercontinental, Copa do Brasil e Campeonato Carioca.
Libertadores
Em 17 partidas na competição continental, o Botafogo venceu oito jogos, empatou seis e perdeu apenas três. O Alvinegro passou por equipes tradicionais no torneio, como Palmeiras, São Paulo e Peñarol.
Antes, porém, precisou enfrentar a pré-Libertadores, eliminando o Aurora, da Bolívia, na segunda fase. Neste confronto inicial, o treinador ainda era Tiago Nunes. Em seguida, na terceira fase, o Botafogo passou pelo Red Bull Bragantino.
Já na fase de grupos, o Fogão terminou na segunda colocação, com 10 pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas.
Nas etapas de mata-mata, antes de chegar à grande final, o time carioca superou Palmeiras (oitavas), São Paulo (quartas) e Peñarol (semi).
Na grande decisão, o Botafogo levou um susto logo no início do jogo, quando o meia Gregore foi expulso. Mesmo assim, a equipe de Artur Jorge mostrou força, venceu o Atlético-MG por 3 a 1, com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, e conquistou a Libertadores de forma inédita.
Campeonato Brasileiro
O Botafogo voltou a ser campeão nacional após 29 anos. O clube carioca, que já havia levantado a taça do Brasileirão em 1968 e em 1995, retornou ao topo de maneira memorável.
Em todo o campeonato, foram 23 vitórias em 38 jogos, 11 empates, cinco derrotas e 79 pontos somados. A equipe marcou 59 gols e sofreu 29. Apesar do título ter vindo apenas na última rodada, no triunfo por 2 a 1 contra o São Paulo, a campanha botafoguense foi irretocável e a conquista mais do que justa.
Copa Intercontinental
Com uma escalação alternativa escolhida pelo técnico português Artur Jorge, o Botafogo foi derrotado por 3 a 0 pelo Pachuca, sendo eliminado precocemente da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.
A decepção na competição internacional, porém, não diminuiu os feitos históricos protagonizados pelo Botafogo em 2024.
Copa do Brasil e Campeonato Carioca
Outros torneios em que o Fogão também não conseguiu ir tão longe foram a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca. Na competição nacional, o Botafogo foi superado nas oitavas de final pelo Bahia. Após empatar por 1 a 1 no estádio Nilton Santos, o Glorioso perdeu por 1 a 0 na Arena Fonte Nova e acabou sendo eliminado.
Já no Campeonato Carioca, o Glorioso encerrou a Taça Guanabara, equivalente à primeira fase do torneio, na quinta posição, ficando fora das semifinais do Estadual. Como consequência, disputou a Taça Rio, considerada como um "prêmio de consolação", e sagrou-se campeão ao vencer o Boavista na decisão.